sexta-feira, 11 de outubro de 2013

História e Patrimônio Imaterial em “Histórias de Assombração do Aracati”


Em 2006 o “memorialista”, como prefere ser chamado, Antero Pereira Filho publicou o livro de contos intitulado “Histórias de Assombração do Aracati”.  Nesta publicação, Antero investe sobre o conto tradicional coletado entre os amigos e os reveste de situações ocorridas na histórica cidade de Aracati. Sua palavra surge em meio a um turbilhão de detalhes.
Uma riqueza tão profunda que nos arrebata para outro tempo- o tempo do conto. Nele percebemos a engenhosidade do autor em instituir o real e o imaginário da gente da velha Aracati. Um convite para o fantástico e o real dos acontecimentos históricos. Vê-se nitidamente sua vocação latente de um verdadeiro contador de histórias ante a essência de ávido pesquisador. Ora como contador vai perfazendo o caminho da tradição oral, em que o contador é sempre autor de pérolas que vão acrescentando e renovando a estória- eternizando-a. Como historiador nos convida a visitar bailes na Casa da Câmara, a ver o porto, a ouvir o conjunto do maestro Cazuza, a viajar nos pontões, a ver o trágico fim dos aviadores alemãs, entre outros tantos fatos presentes neste inventário de histórias aracatienses.

Em seu cerne a obra apresenta uma mescla da história oficial com lendas oriundas da cidade de Aracati. Segundo o autor, uma tentativa de aproximar o jovem leitor aracatiense de fatos históricos ocorridos em Aracati a partir dos contos de assombração. 

O livro, com edição esgotada, tornou-se uma raridade entre os amantes das coisas da terra dos Bons Ventos. 

Sete anos se passaram desde a publicação dos treze contos de assombração.  

Diante do crescente número de releituras desta obra (curtas-metragens, peças de teatro, fotonovelas e radionovelas) apresentadas em feiras culturais e científicas poderíamos afirmar que autor e livro caíram no gosto da juventude. Esse esforço tal qual fez o escritor, renova e eterniza as narrativas orais da cidade de Aracati e se constitui em grande legado para preservação do patrimônio imaterial do povo aracatiense. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário