quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Flaq replica modelo de outras festas literárias

A Festa Literária de Aquiraz (Flaq) segue, de maneira mais tímida, o bem sucedido modelo espalhado pelo Brasil a partir de casos de sucesso como o da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que este ano chegou à 11ª edição e pela primeira vez foi realizada também na Inglaterra, há poucos dias.

Levantamento feito pelo Ministério da Cultura, ano passado, contou pelo menos 200 eventos literários no País. Além da Flip, criada em 2003, alguns exemplos são a Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco (2004), o Flop - Fórum das Letras de Ouro Preto (2005) e a Flipoços - Festival Literário de Poços de Caldas (2006).

Em comum, pequenas cidades turísticas, geralmente históricas, como palco dos eventos que, ao contrário das bienais, não têm como foco a venda de livros, mas o contato entre leitores e autores. Em vez de estandes de editoras e livrarias, o público verá os escritores lendo trechos de suas obras e poderá acompanhar discussões sobre literatura dentro do espaço e fora, onde haverá telões.

“É impressionante que um Estado que cultua a cultura não tenha atentado pra isso, que está acontecendo no País inteiro”, observa a curadora da Flaq, Mona Dorf, referindo-se ao histórico de autores cearenses com relevância nacional. Para a jornalista e apresentadora, mais que “central de turismo” Aquiraz tem potencial para se tornar um “pólo cultural”.

Além disso, uma festa literária pode atrair turismo de qualidade e movimentar a economia local, como acontece, por exemplo, em Paraty. Segundo pesquisa do Datafolha para a Associação Casa Azul, realizadora da Flip, em 2011, 25 mil visitantes deixaram cerca de R$ 13 milhões na pequena cidade histórica do Rio de Janeiro. (Raphaelle Batista)

SERVIÇO

Festa Literária de Aquiraz 
Quando: De 21 a 24 de novembro
Onde: Engenhoca Parque Educativo (Rua Raimundo Coelho – Aquiraz)
Gratuito. 
Mais informações: http://www.flaq.com.br/

Saiba mais

A curadora

A curadoria da Festa Literária de Aquiraz ficará a cargo da jornalista e apresentadora Mona Dorf, experiente na cobertura da área cultural e na mediação de debates literários. Ela mantém um blog de cultura no site de notícias Ig.com.br, comanda um programa de rádio sobre literatura na rádio Eldorado (SP) e coordena o projeto Autores e Ideias, encontros semanais entre escritores na Biblioteca de São Paulo.

> TAGS: festa literária de aquiraz



Nenhum comentário:

Postar um comentário