sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Aquiraz participa de audiência para debater implementação da lei que prevê ensino de história africana

Em audiência pública que contou com a participação da secretária de Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda, a Assembleia Legislativa debateu na tarde de terça-feira, 8 de outubro, o cumprimento da lei 10.639/2003, que programa na grade curricular dos alunos de escolas municipais e estaduais a matéria sobre a História e Cultura da África. Requerido pela deputada Rachel Marques (PT), o encontro teve o objetivo de cobrar, das secretarias municipal e estadual de educação, planos para a implementação da lei no Estado.
A Secretaria de Educação de Aquiraz adquiriu este ano para a rede municipal de ensino livros didáticos que tratam exclusivamente da temática da lei. Segundo a secretária Terezinha Holanda, “os professores foram capacitados para inserir no cotidiano escolar o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”.
Durante a audiência pública, o coordenador executivo do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico e Racial, Francisco Antônio Ferreira, destacou que, mesmo em vigor há dez anos, a implementação da lei no Estado está ocorrendo de forma muito lenta, e a falta de informação dentro das escolas contribui para o aumento do racismo. “Estamos lutando para que nossas crianças possam conhecer outra face da história dos afro-descendentes, não somente aquela que mostra escravidão, tortura e miséria”, afirmou o coordenador.
Francisco também frisou a importância de políticas públicas e uma secretaria especial para acompanhar de perto o cumprimento da lei, além de promover formação dos profissionais e trabalhar para disponibilizar material didático para docentes e discentes. O coordenador do Fórum complementou explicando que o conteúdo programático inclui o estudo da história dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro na formação do País.
Após escutar todas as demandas, a representante da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), professora Marta Leuda Souza, fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta no intuito de apresentar a lei nas escolas, e afirmou que até o final de novembro a secretaria irá apresentar um plano de ações para 2014, com o objetivo de alcançar mais escolas na execução da lei.
“Vamos trabalhar também na formação de profissionais capacitados para entrar em sala de aula e dominar o assunto, além de levar todos os anseios ouvidos nessa audiência para a secretária, com o intuito de aprimorar o plano”, finalizou.

Fonte: http://www.aquiraz.ce.gov.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=248

Nenhum comentário:

Postar um comentário