terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fortim: Assentamento Coqueirinho

Turismo agroecológico e frutos da agricultura familiar





Ainda na década de 90, os atuais moradores do Assentamento Coqueirinho conquistaram o direito de morar e produzir neste lugar outrora tão castigado pela criação de cavalos.

Neste percurso, descobriram novas maneiras de cultivar a terra. Hoje, desenvolvem cultivos de hortas orgânicas, sistemas agro-florestais, apiário e banco de sementes, além de serem importantes articuladores da Bodega - Nordeste Vivo e Solidário (rede de socioeconomia solidária de produtores rurais).

Desde o início dos anos 2000, recebem turistas solidários de projetos em áreas vizinhas. Em 2004, são construídos os primeiros chalés e esta atividade passa a ter mais importância na comunidade.

Contato com a vida simples do campo e com a gente batalhadora que reside ali são os atrativos principais de Coqueirinho. A relação entre visitantes e moradores é reforçada com um exótico passeio de charrete puxada a boi ou em uma instigante caminhada pelo assentamento, conhecendo a mata preservada, os lugares de cultivo agrícola e de criação de animais e diferentes espécies de plantas e bichos. 

Como não poderia ser diferente, a culinária regional é um atrativo à parte. As deliciosas refeições são preparadas com os produtos orgânicos ali mesmo produzidos. 

Além disso, assistir a um espetáculo do grupo de teatro ou dança folclórica promove uma integração maior com os costumes e as pessoas do lugar.

A comunidade também oferece estrutura para encontros e reuniões de até 40 pessoas, dispondo de equipamentos de audiovisual.

Tudo isso a partir da gerência coletiva do empreendimento comunitário Restaurante e Chalés Sabor da Terra.
 
LITORAL LESTE
Município de Fortim
135 km de Fortaleza

MAIS INFORMAÇÕES



Contatos:
(88) 9933 78 08/ 9989 90 27


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário