quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Festa literária em Aquiraz

A abertura será na praça de Aquiraz, com show de Fagner.
A Flaq, Festa literária de Aquiraz, acontecerá de 21 a 24 de novembro com homenagem a Moreira Campos e debate entre escritores cearenses e latino-americanos. Hector Abad e Luiz Ruffato são alguns nomes confirmados

A 32 km de Fortaleza, as praias de Aquiraz fazem do município um dos mais conhecidos destinos turísticos cearenses. A partir de novembro, porém, a cidade histórica, que já foi a primeira capital do Estado, ganha outro atrativo além da paisagem natural: a literatura.

É que de 21 a 24 do próximo mês acontece lá a Festa Literária de Aquiraz (Flaq), com mesas de debates e atividades paralelas como shows e contação de histórias. O homenageado da primeira edição é o contista cearense Moreira Campos, cujo centenário de nascimento acontece no próximo ano, bem como os 20 anos de sua morte.

Uma das idealizadoras da Flaq, a também jornalista Aurea Figueira, diz que o projeto vem sendo gestado desde abril. Inicialmente, a intenção era tentar captar recursos via lei Rouanet e viabilizar o evento para o próximo ano. Mas, para a (boa) surpresa de todos, a secretaria de Educação de Aquiraz “comprou a ideia, abriu todos os caminhos” e deu o apoio institucional necessário para a primeira edição da Flaq acontecer já no próximo mês.

O evento será aberto, com entrada gratuita, mas tem como público alvo alunos e professores da rede municipal de ensino – única “exigência” da secretaria de Educação.

Programação
Conforme a curadora da Flaq, a jornalista Mona Dorf, a programação ainda está sendo fechada, mas o formato inclui duas mesas de debate diárias. “Nossa intenção é prestigiar os autores cearenses vivos, autores esses que são conhecidos no eixo Rio-São Paulo às vezes mais do que no Ceará”, explica Aurea. 

Sidney Rocha, vencedor do Jabuti do ano passado, na categoria contos e crônica; Ronaldo Correia de Brito, Xico Sá, Tércia Montenegro e Ana Miranda, que fará a abertura, são os cearenses da programação. Para os debates, cada um escolheu outro autor latino-americano: o colombiano Héctor Abad, a chilena Pía Barros, os argentinos Mempo Giardinelli e Patricia Ratto. A exceção é o mineiro Luiz Ruffato, sugerido por Tércia Montenegro.

A abertura será na praça de Aquiraz, com show de Fagner, e as atividades paralelas incluem contação de história e oficinas para professores e pretensos escritores. Outro nome de peso trazido pela Flaq é o de José Luiz Goldfarb, curador do prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Como homenagem a Moreira Campos, antes de cada debate será lido um trecho dos contos do autor cearense, que deve receber outros destaques ainda não divulgados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário