terça-feira, 8 de outubro de 2013

Aquiraz será sede do Comando de Policiamento Metropolitano

O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar do Ceará será instalado em Aquiraz. O prefeito Guimarães manteve negociações com o comandante do CPM, coronel PM Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, e já providenciou o aluguel de um prédio, que passa por reformas para receber um pelotão de mais de 30 homens da Polícia Militar e policiais do Ronda do Quarteirão.
Na quinta-feira, 3 de outubro, a Câmara Municipal de Aquiraz realizou a audiência pública “Ações de Segurança Pública para o Nosso Município”, por iniciativa do vereador Ronaldo Lima (PT). Na ocasião, o coronel Carlos Ribeiro conclamou a população a se unir aos órgãos públicos de segurança e combate ao crime. “Não vamos permitir que a cultura da insegurança e do medo nos domine. É isso o que a bandidagem quer – que todos fiquemos aterrorizados, e aí eles tomarão conta de tudo”, constatou o militar. “Não vamos deixar isso acontecer, vamos resistir e a vida tem que continuar, o bem tem que prevalecer e vai prevalecer sobre o mal”.
A audiência contou com a participação de autoridades da área da segurança, entre elas o capitão George, comandante do Ronda do Quarteirão, capitão J. Júnior, responsável pelo comando do 15º Batalhão da Polícia Militar, e o inspetor Francisco Eudes, que está respondendo interinamente pela Delegacia de Polícia Civil de Aquiraz.
Representantes de várias comunidades também estiveram presentes na audiência pública e falaram sobre o problema da segurança. Antônio José da Costa, o Antonio Quilombola, representante da Chácara da Prainha, onde ocorre a maioria dos crimes em Aquiraz, disse que faltam políticas públicas para as pessoas de baixa renda. Socorro Barros, do Porto das Dunas, destacou como deficiências a falência das famílias e a ausência do estado na vida das famílias. Jorge Guimarães, representando a comunidade do Machuca, alertou para a necessidade de educação moral, já que, segundo ele, as crianças não respeitam mais os pais e professores, e passando a não respeitar nem mesmo as autoridades constituídas, como a polícia, quando chegam à adolescência.
Gustavo Câmara, morador do Centro de Aquiraz, elogiou a iniciativa do Ronda do Quarteirão por estar se posicionando em pontos estratégicos do Centro Comercial da cidade para coibir furtos e outros crimes contra a pessoa. O vereador Airton Assunção pediu socorro para o distrito de Justiniano de Serpa. Ele disse que a insegurança por lá é total, pois não há Ronda, Polícia Civil,  nada que possa inibir a prática de roubos, assassinatos e outros delitos frequentes. O vereador defendeu a criação de postos policiais nos distritos.
O prédio que passa por reforma para receber o Comando de Policiamento Metropolitano está se adequando para atender as necessidades dos policiais, de acordo com o prefeito Guimarães. “Este equipamento contribuirá para que tenhamos uma maior sensação de segurança, estamos trabalhando incansavelmente para que o Comando de Polícia Metropolitano seja instalado em Aquiraz, o mais breve possível” reafirmou o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário