quinta-feira, 28 de março de 2013

Escola de Aquiraz desenvolve o projeto dia “D” de leitura.



Por Ricardo Costa, da Redação.
Os alunos da Escola Clarêncio Crisóstomo de Freitas, localizada na localidade de Araçazinho, no Distrito de Patacas, em Aquiraz culminaram nesta quinta-feira (14), o projeto Dia “D” de Leitura, trabalho que despertou nos alunos um olhar diferente para a leitura, pois passaram a compreender que a linguagem vai além das palavras, tornando seu estudo mais divertido e de fácil compreensão. O trabalho partiu de uma ação do PDE na turma do 5º ano, que teve como agentes de Leitura os alunos.

O projeto desenvolvido interdisciplinarmente desde fevereiro surgiu da iniciativa dos professores e Direção, que buscaram proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo sobre os conteúdos estudados.

“Esse trabalho é a expressão dos sonhos e desejos de todo grupo: alunos, funcionários, equipe do Programa Mais Educação, professores dos dois turnos e da direção escolar, de fazer com que os educandos se interessassem em ler e produzir textos. Assim, as ansiedades foram trabalhadas, pesquisamos textos produzidos por eles a partir de diferentes gêneros textuais trabalhados. Iniciamos o trabalho em sala de aula e terminamos com o esperado Dia “D” de Leitura, apresentando todo o trabalho para a comunidade escolar”, ressaltou Bárbara Costa, professora do 1º e 5º anos.
Para a Agente Administrativa Maria Betânia Ramos, a proposta do projeto partiu da dificuldade que muitos alunos têm com a disciplina de Língua Portuguesa, principalmente em ler e escrever. “Acreditamos que a partir do Dia “D” de Leitura é plausível simplificar a forma de ensinar e aprender, proporcionando aos alunos de forma rica e prazerosa, o interesse pela leitura e a escrita”, frisou a funcionária.



Sempre na culminância do Dia “D” de Leitura são agregados as mais variadas manifestações artística, como teatro e poesia possibilitando aos alunos a oportunidade de mostrarem seus talentos proporcionando--lhes o caminho da cidadania democrática. Os valorizando através da publicação de seus nomes e de seu livre pensar literário, com um momento específico só deles, onde todos os olhares se voltam pra eles, ao serem aplaudidos, reconhecidos, valorizados, elogiados pelo seus potenciais, onde a sua identidade do SER ultrapassa as barreiras do TER.




Um comentário:

  1. Achei a matéria muito interessante. Contudo, fiquei curioso em relação à sigla PDE. O que significa PDE? Será que todos os leitores sabem o significado desta sigla?
    Pelo que eu entendo de texto informativo, a sigla deve ser colocada após a descrição por extenso. Exemplo: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf.

    ResponderExcluir