terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Artista plástico retrata infância e cidade em obras, no Ceará


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

Desde menino ele é fascinado pela cidade onde nasceu. Ele retrata personagens históricos e de familiares.

O artista plástico Hélio dos Santos, 68 anos, aproveita o talento e retrata sua infância e história de Aracati, a 140 km de Fortaleza. Desde menino ele é fascinado pela cidade onde nasceu que desde o ano 2000 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio Nacional.

Hélio dos Santos passa a vida entre os casarões de Aracati. E apaixonado pelo carnaval ele se destacou confeccionando bonecos para as festas do Rei Momo. Porém, a arte dele vai muito além disso. Ele se mudou para um casarão que pertenceu ao Monsenhor Bruno há dois séculos e ao som de músicas clássicas constrói bonecos que chegam a demorar 15 dias para ficar prontos. "Aqui nesta casa eu me sinto muito confortável. Para de vez em quando voltar ao passado. Me agrada muito fazer o boneco e depois de vê-lo em cena. É isso que gratifica a gente. Ele dar muito trabalho para ser feito cerca de uns 15 dias", relata o artista.

Personagens históricos e familiares
Os bonecos não são caricaturas. Eles são rostos de pessoas que passaram pela sua vida. "Claro que existem muitos que retratam personagens históricos, da fantasia da criança, mas alguns são personagens que fizeram parte da minha infância, da minha vida", conta. Depois de prontos, os bonecos são manipulados pelas crianças de Aracati.Elas participam de efestas e espetáculos que acontecem todos os finais de semana na cidade praiana.

Santos é responsável por restaurar e pintar as obras sacras da Igreja Matriz de Aracati. "Ele é um orgulho de todos nós. Seria interessante se ele passasse esse conhecimento para outras pessoas", disse o padre Oreliano Barbosa.

Do G1 CE com informações da T Verdes Mares



Nenhum comentário:

Postar um comentário