terça-feira, 8 de maio de 2012

1ª EXPOFOR MOVIMENTA O FINAL DE SEMANA EM FORTIM




Por Marcello Azevedo, de Fortim – CE

Um fim de semana envolvido com muita arte, cultura e atrativos que mobilizará toda a sociedade da região do Litoral Leste do Estado do Ceará. A Primeira Feira de Arte, Cultura, Gastronomia e Agronegócios de Fortim – EXPOFOR será nesta sexta e sábado (11 e 12 de maio) no Pólo de Lazer Mauro Cavalcante de Souza. Com uma estrutura montada para receber os artesãos do município, profissionais da culinária e aqueles que desenvolvem atividades sustentáveis através do agronegócio local, um exemplo disso é a comunidade do Assentamento Coqueirinho que estará participando do evento mostrando todas as suas potencialidades para o desenvolvimento do turismo sustentável local e regional, assim como, o beneficiamento de sua própria comunidade que busca através de suas ações atingir seus projetos e objetivos. A EXPOFOR terá cerca de trinta expositores de diversos seguimentos de artesanato e gastronomia, artistas fortinensesque produzem peças que vão desde bonecas de pano, trabalhos recicláveis em garrafas de vidro, vime, labirinto, búzios, madeira e palha, além da maravilhosa linha gastronômica local com pratos típicos regionais como peixadas, mariscadas, torta de mariscos, a tradicional galinha caipira e diversos sabores criados com tempero do produto forte da nossa exportação que é o sururu do Rio Jaguaribe.

A Exposição de Arte, Cultura, Gastronomia, Agronegócios e Setores Empresariais de Fortim - EXPOFOR será um amplo espaço de divulgação dos trabalhos regionais e um canal de participação popular, valorizando produtos e serviços do Fortim e região. A metodologia do nosso projeto é criar um canal entre a sociedade e os gerenciamentos empresariais que capacitarão cidadãos, viabilizando oficinas, minicursos e palestras para os setores de empreendedorismo, turismo, hotelaria, culinária, agropecuária e gerenciamento de eventos. Possibilitar a oportunidade de capacitação aos produtores rurais ou assentamentos, proprietários de restaurantes, hotéis e pousadas, empresas dos mais diversos seguimentos e profissionais liberais, que com suas maneiras de produzir algo buscam atrair o sustento de suas famílias. Iremos realizar uma grande feira para a exposição de diversos itens produzidos na nossa cidade e na nossa região, e com isso, buscamos atrair com o marketing mais desenvolvimento turístico para o município, que é cheio de belos atrativos naturais. A EXPOFOR passará a fazer parte do calendário cultural e da agenda de grandes atividades e realizações do município, tendo assim desde já o total apoio do Governo Municipal de Fortim, através da sua Diretoria de Comunicação e Relações Públicas e do Gabinete Executivo da Prefeita.

Sem duvida alguma será uma evento que reunirá a família e todas as classes sociais de Fortim e região. Além das exposições, outra atração do evento será a exibição de filmes produzidos na região do Litoral Leste e documentários que falam das belezas naturais do nosso Ceará. Apresentações teatrais debatendo temais sociais, palestras para desenvolver do empreendedorismo local e música para alimentar a alma dos apreciadores da cultura popular brasileira e nordestina. O evento iniciará a partir das 19 horas com happy hour ao som de voz e violão (sexta e sábado – 11/12 de maio) e shows musicais com a banda mossoroenseAbadala da vocalista Natali Vox e a banda Axé Brother do cantor Ivo Brown (Sábado – 12 de maio ).



PARTICIPANTES


• Artesãos;
• Comerciantes de diversas áreas;
• Profissionais;
• Artistas da Cultura Cearense;
• Associações.

ATIVIDADES
• Exposições de Artes;
• Stands Comerciais;
• Apresentações Culturais;
• Shows Musicais;
• Palestras e Fórum Técnicos. 



MÚSICA , VIOLA E POESIA
O evento contará com a participação de artistas da cultura cearense, que enriquecerão e proporcionarão a todos um resgate cultural, com a valorização da arte regional e da sensibilidade artística dos cearenses.

Veja a programação oficial da EXPOFOR 2012 que segue abaixo:

PROGRAMAÇÃO


10/Maio – Fórum Técnico e Entrega da Material para os Expositores;

09 e 10/Maio - SEBRAE NA EXPOFOR
Palestras Técnicas:
* EMPREENDEDOR INDIVIDUAL;
* ASSOCIATIVISMO VOLTADA PARA EXPOSITORES DE ARTESANATO;
* HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS VOLTADA PARA EXPOSITORES DE GASTRONOMIA.

Inscrições: GABINETE EXECUTIVO DA PREFEITA
Rua José Porfírio, 35 - Altos.
Informações: 88.9993.3207 - 88.8823.1613
Fortim - Ceará. 

10 e 11/Maio - Credenciamento oficial e profissional de filiação dos artesãos de FORTIM e REGIÃO com a CEART - SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ.

01 a 11/Maio – Veiculação de Mídias;
11 de Maio – ABERTURA EXPOFOR.
Local: POLO DE LAZER MAURO CAVALCANTE DE SOUZA – Fortim.

Programação:
*EXPOSIÇÃO DE ARTE, CULTURA, GASTRONOMIA E AGRONEGÓCIOS.
*TEATRO - DANÇA - POESIA - CAPOEIRA - VOZ E VIOLÃO.

12 de Maio – EXPOFOR - 2ª NOITE
Local: POLO DE LAZER MAURO CAVALCANTE DE SOUZA – Fortim.

Programação:
*EXPOSIÇÃO DE ARTE, CULTURA, GASTRONOMIA E AGRONEGÓCIOS.
*Show com o cantor IVO BROWN E BANDA AXÉ BROTHER

Informações: 88.9993.3207 - 88.8823.1613







Nenhum comentário:

Postar um comentário