segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

História e fé se abraçam no dia de Nossa Senhora da Conceição em Pindoretama

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.


A imagem - No final do Século XIX, toda pequena comunidade desejava ter sua igrejinha onde os fiéis pudessem fazer suas orações. Assim foi também Pindoretama. Segunda contam os antigos, no lugar onde é a atual igreja de Nossa Senhora das Graças, na sede, morava um escravo Manoel, chamavam Pai Mané, ele teria vindo de Angola, na África. O terreno onde morava, pertencia ao senhor Francisco Monteiro da Silva (Chico Monteiro). Esse escravo tinha em seu poder, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, com aproximadamente 20 cm de tamanho. Tendo morrido o pai Mané, os poucos habitantes que havia no pequeno lugar, resolveram fazer uma capela com paredes de taipa coberta de palha. No pequeno altar, colocaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Consta que em 1899, com o inverno pesado, caiu a capelinha. Outra foi construída. No inicio de 1939, o vigário cooperador de Cascavel, Pe. Edilson Silva (hoje homenageado com nome de rua em Pindoretama), que celebrava a missa do 3º domingo, conclamou a comunidade fazer uma igreja nova. E os trabalhos logo começaram. No dia 26 de Julho de 1942, foi inaugurada a nova igreja, com a presença do vigário de Cascavel, na época Pe. Mauro Fernandes Carvalho. 

A troca das imagens - Portanto, a padroeira de Pindoretma, era Nossa Senhora da Conceição. Com a construção da igreja nova, mandaram comprar uma imagem em São Paulo, e invés de vir uma imagem maior de Nossa Senhora da Conceição, veio uma imagem grande de Nossa Senhora das Graças. A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi entregue a família de Manoel Monteiro, que havia doado o terreno a igreja em 1888, o terreno da igreja matriz de Pindoretama, quando foi doado, era uma quadra de terra, com 100 metros de frente e fundos e 100 metros de lado. Os primeiros habitantes foram invadindo. A paróquia de cascavel, a qual pertencia a capela de Pindoretama, cobrava uma taxa (foro) daqueles que estavam ocupando o terreno da santa com suas casas. A partir de 1943, o vigário de Cascavel, Pe. Antônio Nepomuceno deixou de cobrar. De tal modo que os moram nas Ruas Julia Alenquer, Juvenal Gondim e na Manoel Paulino, na parte em torno da igreja, estão na terra de Nossa Senhora da Conceição. A capela de Pindoretama pertenceu a paróquia de Cascavel até 1992. No dia 24 de Abril de 1992, D. Aloísio Lorsheider assinou decreto criando a área pastoral de Pindoretama/Tapera.

A Paróquia - No ano de 2008 a Igreja de Nossa Senhora das Graças, tornou-se paróquia. Contando atualmente com dois Padres Jose Airton Lima (Pároco) e Francisco Alexandre Alves de Andrade (Vigário Paroquial).

Sr. Lindolfo Costa Lima

Registro histórico na base da imagem. Escrito: "Lindolfo e família. 08 - 12 - 1974"

Sr. Lindolfo e parte da Família Costa Lima.
A Novena/ Missa do Lindolfo - Assim, há exatos 40 anos ruas e avenidas da sede de Pindoretama acordam ao som da musica “Nossa Senhora da Conceição” do compositor Dominguinhos. A belíssima faixa musical é o anuncio da tradicional Missa do Seu Lindolfo. Ou seja, no mês de dezembro de 1974, a Sra. Maria Moreira da Silva (Maria Monteiro), filha do Sr. Manoel Monteiro foi morar em Belém (Pará) e pediu que a família Costa Lima, tendo a frente o Sr. Lindolfo Costa Lima celebrasse todos os anos a novena de Nossa Senhora da Conceição com procissão pelas ruas do município. Buscando preservar a tradição, no entanto, com o passar dos anos a novena não mais existe, atualmente é realizada a celebração eucaristia (missa) campal na Avenida Firmino Crisóstomo em frente a casa da Família Costa Lima, no Centro  de Pindoretama. 

Residência da Família Costa Lima. Localizado na Avenida Firmino Crisóstomo (Pindoretama)


A Música Nossa Senhora da Conceição (Dominguinhos)

Subir o morro a pé
Seguindo a procissão
Hoje é dia de festa
De nossa senhora da conceição

É dezembro
É mês de festa
É a fé no coração
É promessa alcançada
Com uma vela em cada mão
Hoje é oito de dezembro
Vou cumpri obrigação
Junto a santa padroeira
Senhora da conceição

Subir o morro a pé
Seguindo a procissão
Hoje é dia de festa
De nossa senhora da conceição

No morro da conceição
Meu Deus quanta romaria
Romeiros que vem de longe
Agradecer
A virgem Maria
É filho que vê pessoas
Saúde que foi curada
São bênçãos vindas do céu
Pelas graças alcançadas

Subir o morro a pé
Seguindo a procissão
Hoje é dia de festa
De nossa senhora da conceição


Nenhum comentário:

Postar um comentário