segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cineducar é lançado em Aracati

Acontece em Aracati de 3 a 14 de dezembro o Primeiro CINEDUCAR – FESTIVAL DE FILMES EDUCATIVOS DO ARACATI.
Em sua primeira edição o Festival é composto por filmes trabalhados em escolas municipais do Aracati através de Oficinas de Cinema realizadas na própria escola e alguns filmes convidados para mostra.

Os resultados são curtas produzidos por 100% dos próprios alunos do município. Durante a semana oficial acontecem mostras em algumas escolas municipais e praças públicas. O CINEDUCAR se estenderá durante o ano de 2015 atendendo o restante das escolas de acordo com suas mostras itinerantes.

Com a proposta principal de inserir o uso da linguagem cinematográfica na educação, fornecendo às escolas um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, em DVD, filmado, produzido, dirigido, roteirizado pelos próprios jovens da comunidade escolar, acompanhado de materiais de apoio à prática pedagógica. “Com esse acervo, pretende-se facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas”.

Segundo Rodrigo Tasso, Diretor da Associação Cultural Faz Cinema e Coordenador Geral do Festival Cineducar 2014 criando também um mecanismo de diversão, entretenimento e acesso a cultura de forma popular e gratuita, levando o Cinema aos lugares menos favorecidos. A ferramenta principal é a inclusão e popularização do cinema brasileiro nas escolas.

O Projeto compõe os programas das sessões apresentadas em ruas, praças, escolas da rede pública de ensino. As sessões são abertas e gratuitas. A chegada da mostra inédita desperta a atenção de moradores de todas as idades, reúne famílias inteiras em noites de cultura e entretenimento.

O Cineducar 2014 conta com o apoio cultural do Governo Municipal de Aracati, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Cultura, Fisk, Sebrae, Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, Planeta Animal, Guia tá tudo aí, Regart, Petisco Brasil, Pousada Lua Morena, Pousada Tranquilândia, Delpicchia Filmes, Grafixa e Hotel Il Nurague.

Fotos: Mostra Cineducar 2014 – Escola Municipal Professor Régis Bernardo

Mais informações: 88 9689-1363
Filmes on-line pelo CANAL CINEDUCAR no Youtube
contatocineducar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário