quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Aquiraz: Capitania amplia fiscalização em embarcações na alta estação

Trabalho segue até março do ano que vem e busca diminuir o risco de acidentes em mares, rios, lagoas e açudes. Vistorias devem ser intensificadas

Garantir a segurança de navegantes e banhistas na alta temporada é o mote da Operação Verão, realizada anualmente pela Capitania dos Portos do Ceará. A iniciativa começa amanhã e segue até 16 de março de 2015, conforme o chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania, Ronaldo Saunders. Durante a operação será intensificada a vistoria de embarcações. Dados da capitania apontam que, neste ano, 1.893 embarcações foram inspecionadas no Ceará e dois acidentes com vítimas registrados.


Com o suporte de agências localizadas em Aracati e Camocim, a capitania vai ampliar inspeções em mares, rios, lagoas e açudes de todo o Estado na operação. Algumas regiões como a Lagoa do Banana, no Cumbuco, a Lagoa do Catu, em Aquiraz, e a Lagoa do Colosso, em Fortaleza, requerem mais atenção por concentrarem mais atividade náutica, segundo o capitão dos Portos, Marcelo Campbell.


Independentemente da assistência da capitania, acidentes com navegantes e banhistas podem ser evitados se forem cumpridas regras básicas de segurança. Segundo Ronaldo Saunders, é primordial que se tenha material de salvatagem nas embarcações, como boias, coletes e sinalizadores. “Quando acontece algum imprevisto de ficar à deriva em alto-mar ou quando a embarcação naufraga, o que vai salvar vidas é exatamente isso”, reforça o comandante.


Cuidados

Moto aquática, lancha, veleiro. Não importa qual a classificação da embarcação, ela deve estar registrada na Capitania dos Portos. O registro vale tanto para a embarcação quanto para o navegante.


Caso haja inexistência ou irregularidade da documentação, os fiscais estão autorizados a apreender, cassar habilitação do proprietário ou multar as embarcações. O valor da pena varia entre R$ 40 e R$ 5 mil.


Nas vistorias, também é fiscalizado o material de salvatagem, que deve estar completo, de acordo com as normas estabelecidas para cada tipo de embarcação.

Serviço

Capitania dos Portos do Ceará
Para denúncias de práticas irregulares de navegação, ligue para (85) 3133 5100




Nenhum comentário:

Postar um comentário