domingo, 7 de dezembro de 2014

Adutora vai garantir abastecimento d´água na Sede de Aquiraz


A Prefeitura informa que espera a expiração do prazo recursional de licitação do Governo do Estado, no valor de R$ 13 milhões, que serão investidos na construção de uma adutora para o município. A obra está cadastrada no sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) e tornará possível trazer água do sistema Pacoti-Riachão-Gavião para Aquiraz. Segundo o prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães, o objetivo é garantir, definitivamente, a resolução do problema de segurança hídrica na Sede do município, o que deve acontecer a partir de 2015.

Segundo o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos,  Vinicius Guimarães, desde o ano passado, medidas emergenciais vêm sendo tomadas pela atual gestão no combate aos efeitos da estiagem que assola o município há três anos. Entre as providências, escavação de 60 poços profundos, construção de 38 chafarizes, abastecimento através de carros-pipa em áreas críticas, instalação de 50 caixas d’água de 7.500 litros e, por último, a desobstrução do canal que trará água da barragem Catu- Cinzenta para a Lagoa do Catu, na sede de Aquiraz. Isso deverá amenizar a situação do manancial, de onde ocorre o bombeamento para o sistema da Cagece que abastece a cidade.

Durante o exercício de 2014, o investimento em recursos hídricos no município atingiu recursos da ordem de R$ 3,3 milhões. Os distritos e respectivas localidades atendidas são: Caponga da Bernarda (Mirador, Maria Secundina, Vila São Francisco, Vila Nova e Sítio Quintas), Jacaúna (Iguape e Barro Preto) Assis Teixeira (Jenipapeiro), Sede (Machuca, Beira Rio e Jacundá), Serpa (Vila Melão, Cinzenta, Beira- Sol, Galileia, Vila Catita, Crioulo, Aroeira, Croatá e Estrada Nova), Camará (Telha, Malvinas, Santa. Maria e Sol Nascente), Tapera (Área Verde e Vila Pagã), João de Castro (Áreas Verdes) e Patacas (Pingo de Ouro).

Além dessas ações, o prefeito Guimarães conseguiu firmar convênio com o Governo do Estado, através do programa “Água para Todos”, para instalação de sistemas de abastecimento de água simplificado em comunidades rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário