sábado, 13 de dezembro de 2014

Handebol de Aracati é a 2ª força no Ceará é o que mostra o Diário do Nordeste

Handebol: Multiplicação de mãos


Federação de Handebol comemora aumento no número de equipes, principalmente na participação do Interior 

Finais do Estadual de Handebol são atrações, dia 20/12, na quadra do CEU

tleta cearense Elaine Gomes, campeã mundial em 2013 com a seleção brasileira, que surgiu no time do Colégio Manoel da Silva, é apenas um dos vários exemplos de que o handebol pode produzir grandes frutos dentro do Estado



Sem a pretensão de comparar com a passagem bíblica da “multiplicação dos pães”, mas o handebol cearense experimenta um boom no Estado, com a multiplicação de equipes e praticantes.

O ex-árbitro da modalidade, Fabiano Lima, que é o atual comandante da Federação de Handebol do Estado do Ceará (FHEC), ratifica esse crescimento. Num papo com a reportagem do Diário do Nordeste, de cara, Fabiano, afirmou: “o handebol cearense cresceu, nos últimos dois anos, de forma gigantesca. Hoje, a gente tem, participando do Campeonato Cearense, mais de 140 equipes, em diversas categorias, do mirim até o master”.

O dirigente disse que na competição oficial “são nove categorias, em 18 naipes, com mais de 400 atletas e equipes de várias cidades do Estado. No total, temos mais de 40 municípios representados no Estadual”.

Aliás, o certame de handebol da FHEC deste ano, lembrou o seu presidente, teve início em março e terá as finais no dia 20/12, na quadra do CEU, da UFC, na Av. Da Universidade.

Feliz com a evolução do seu handebol, Fabiano ressaltou. “Hoje, temos uma realidade que não existe em local nenhum do Brasil. Nós temos quatro divisões no adulto masculino e três divisões no adulto feminino. A primeira divisão masculina conta com oito equipes; a segunda também tem oito; a terceira, 16; e a quarta divisão, aberta há pouco tempo na cidade de General Sampaio, com 12 times”.

Já entre as mulheres, prosseguiu o dirigente: “a primeira divisão conta com nove times; a segunda, com oito; e a terceira divisão também com oito”.

Gestão

Para o presidente da FHEC, esse boom do handebol no Estado se deve “à gestão realizada, hoje, na federação, voltada não só para a Capital, mas para o interior também. O handebol, hoje, funciona em todo o Ceará com o trabalho dos dirigentes, atletas e o apoio das prefeituras”.

Como exemplo de que o handebol do Interior está forte, Fabiano, salientou que “amanhã e no sábado haverá a disputa da Liga Nordeste adulto, na qual, das oito equipes classificadas para a fase semifinal – quatro no masculino e quatro no feminino -, o Ceará tem quatro times”.

E o mais interessante, falou o dirigente, “é que uma das equipes cearenses na briga pelo título da Liga NE é da segunda divisão do Estadual – o time da Liga Quixadaense de Handebol”.

Ascensão

Fabiano lembrou que, antes, o handebol da Paraíba era a principal força do esporte no Nordeste. “A Paraíba por muito tempo foi o Estado com um handebol muito forte, e ainda é uma força. A diferença é que hoje o Ceará está superando não só a Paraíba, como também outros estados”.

Atualmente, festejou Fabiano, “temos o time vice-campeão brasileiro feminino, o Fortaleza; equipe campeã brasileira universitária, time da Faculdade Ateneu, que ganhou o título dos JUB’s 2014, em Aracaju; e o time do Colégio Manoel da Silva terceiro na fase nacional das Olimpíadas Escolares deste ano, em João Pessoa”.

Além do crescimento do número de equipes e alto nível do Estadual, Fabiano, também ressaltou os destaques individuais.

“Nós temos a Elaine, campeã mundial com a seleção adulta, que surgiu no time do Colégio Manoel da Silva; o Nailson, atleta de Caucaia, que integra a seleção brasileira e mora em Pernambuco; Bárbara, da seleção brasileira juvenil, que está em São Paulo; Vaniele, da seleção brasileira júnior; Wendel, de Aracati, também da seleção júnior e que disputou o Mundial em 2013. Então, além da questão das equipes, temos muitos atletas na seleção brasileira. Isso mostra a potência que hoje é o handebol do nosso Estado”.


Escolas

O presidente da FHEC ressaltou que apesar da força do esporte no Interior, o handebol segue como uma modalidade tipicamente escolar. “O handebol ainda é um esporte tipicamente de colégio, ele começa na escola. Só que com a dificuldade da implantação desses projetos nas escolas, a gente partiu para o Interior, com as prefeituras. E aí o handebol se fortaleceu no contexto geral. E já estamos com novos projetos para 2015, para fortalecer mais ainda o handebol dentro de Fortaleza, como também na escola. E procurar parcerias com clubes para que o esporte na Capital tenha um crescimento proporcional ao que teve a modalidade no Interior”.

Saiba mais

Ressalva

O presidente da FHEC observou que o handebol na Capital não está fraco, pois há os times da Unifor, Fortaleza, Liga Desportiva do Montese entre outros. Mas o esporte no Interior conta com competições o ano todo, com presença de muitos torcedores

Finalistas


Itaiçaba e Irauçuba decidirão o título do campeonato masculino da 2ª divisão. No feminino, a briga pelo título será entre a Associação de Handebol de Quixadá e Irauçuba. E na 3ª divisão do masculino estão na final Instituto Federal (IFCE) e Granja

Calendário 2015

O dirigente da FHCE informou que o calendário do Estadual de Handebol para a próxima temporada ainda não foi elaborado

Moacir Félix
Repórter




Nenhum comentário:

Postar um comentário