quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Circuito InfoBrasil reúne centenas de jovens em Aracati

O evento contou com palestras gratuitas sobre temas diversos como startups, inovação, games e android.








Cerca de 250 pessoas, em sua maioria jovens, participaram do Circuito InfoBrasil Aracati, realizado no último dia 10 de dezembro, das 8h às 18h, no auditório do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O evento, gratuito, discutiu desde as políticas públicas para o setor e o marco civil da internet, passando por economia criativa, startups, inovação, mercado de games e desenvolvimento android e IOS.

O objetivo é popularizar e promover o intercâmbio de conhecimentos, aproximando profissionais, pesquisadores, gestores, empresários e estudantes de diversas instituições e empresas tecnológicas.

A programação do Circuito InfoBrasil foi aberta com o painel: “Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Polo de Inovação de Aracati – a atração de empresas de Tecnologia da Informação, o apoio e fomento aos empreendedores criativos”. A presidente do I3D, jornalista Marluce Aires moderou o debate que contou com a participação do prefeito de Aracati, Ivan Silvério; da diretora do IFCE Aracati, Maíra Nobre; do vereador Tácito Forte; do presidente da Cooperativa Pirambu Digital, Fabricio Mendes; do assessor da Funcap, Eurico Belo; da coordenadora de Comunicação da Secitece, Simplícia Vianna; da coordenadora do projeto Corredores Digitais, Gabriella Purcaru e do coordenador do curso de Computação e Informática do IFCE, Alberto Melo.

O prefeito Ivan Silvério falou da importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do município e destacou alguns dos avanços já conquistados como a disponibilização de acesso à internet wi-fi em diversos pontos na cidade e a recente assinatura do convênio firmado com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para a realização do projeto Corredores Digitais em Aracati. O prefeito também se comprometeu a criar uma estrutura, como uma secretaria ou coordenadoria, para tratar exclusivamente de políticas e ações de ciência e tecnologia no município.

“O Ecossistema de Startups, Inovação e Novos Negócios no Ceará” foi apresentado por Lucas Cavalcante, diretor da 85 Labs, aceleradora cearense que ajuda empreendedores a transformar suas ideias em um bom negócio e membro no Ceará da Anjos do Brasil. Lucas destacou que mais importante que os recursos financeiros, o principal papel da aceleradora são as mentorias, ou seja, o acompanhamento que é dado às startups para que as boas ideias realmente se transformem em negócios rentáveis.

Em seguida, o empreendedor da UCEG – União Cearense de Gamers, Vitor Magalhães Germano, falou sobre o “Mercado de Games com enfoque em Soluções Gamification”. Para ele, “Todo ser humano tem uma predisposição natural a se engajar em jogos, isso gera uma competitividade até saudável, pois nos motiva a nos aprimorarmos para melhorar nossos resultados”. O processo de gamificação seria dar um contexto de jogo – um objetivo, um desafio e uma recompensa, a qualquer aspecto da vida.

À tarde, o Circuito InfoBrasil retomou as discussões sobre o Marco Civil da Internet, recentemente aprovado pelo Senado e que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores. O tema foi apresentado por Rodrigo Pordeus, do Iplanfor/PMF.

Com um foco mais técnico, a programação do Circuito continuou com a palestra “Robótica com Arduino”, proferida por Carlos Tadeu, pesquisador da Estácio/FIC, que encantou a plateia ao apresentar simulações do drone, aparelhos concebidos para realizar tarefas arriscadas ao ser humano ou ferramentas para trabalhos que ninguém quer realizar, similares a brinquedos de controle remoto.

“Desenvolvimento Mobile em Android e IOS” foi o tema da palestra ministrada pelo empresário Nayron Barreto, diretor do INB, que ressaltou a falta de profissionais especializados no mercado de TIC. “O que buscamos hoje é o profissional que tenha um conhecimento básico sobre as diversas linguagens, mas principalmente, que seja esforçado e que mostre porque merece estar na nossa equipe”, garante.

O seminário foi realizado pelo Instituto InfoBrasil de Inovação Digital – I3D e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Aracati e do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE.

O Circuito InfoBrasil em Aracati integra as atividades comemorativas da InfoBrasil 2014, evento cearense que celebra 20 anos de realização e sua 40ª Edição.

Na próxima terça- feira, dia 16 de dezembro, acontece a última edição do evento em 2015, na cidade de Juazeiro do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário