segunda-feira, 13 de abril de 2015

Aracati: Jovens pedem conclusão de obra

Quadra esportiva teve construção paralisada em janeiro, devido a atraso no repasse dos recursos restantes
Enquanto os trabalhos não são retomados, o espaço permanece com piso inacabado, vigas expostas e tijolos aparentes em alguns pontos. O material de construção que ainda não foi utilizado espalha-se pelo local, assim como entulhos FOTO: KIKO SILVA

O atraso na execução das obras de uma quadra esportiva na comunidade de Quixaba, distrito do município de Aracati, vem frustrando as expectativas de crianças e adolescentes da região, que dependem da entrega do equipamento para realizar atividades físicas e de lazer. Os serviços foram iniciados em novembro de 2014 e estão paralisados desde janeiro deste ano, segundo informa o engenheiro José do Carmo de Sales, da Prefeitura de Aracati.


A suspensão dos trabalhos, de acordo com o funcionário da gestão municipal, teria se dado por motivo de atraso no repasse da verba, por parte da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), para dar continuidade às obras. Somente 40% dos recursos destinada ao projeto teriam sido repassados à Prefeitura, para que fosse efetuado o pagamento à empresa executora do empreendimento. Ainda assim, segundo José do Carmo, a quadra esportiva já está com 65% dos serviços concluídos.


O equipamento ficará situado no terreno da Escola de Ensino Fundamental Heriberto Porto e deverá atender à toda a comunidade. O espaço de lazer será do tipo simples, não tendo características poliesportivas, nem cobertura. Por enquanto, o local encontra-se com o piso inacabado, ainda com cimento áspero. Há diversas vigas expostas, com o metal sofrendo as ações do tempo e da maresia, e existem também alguns pontos em que os tijolos estão aparentes. O material de construção que ainda não foi utilizado espalha-se por todo o terreno, que também abriga entulhos e objetos descartados pela escola.


Conforme o engenheiro da Prefeitura, quando a obra for retomada, a entrega ocorrerá em cerca de 30 dias, considerando que "falta apenas a parte de acabamento". Ainda serão implementados piso industrial, guarda-corpos lateral, pintura e instalação de traves.


"Uma quadra dessa ia mudar totalmente a nossa realidade", revela Silvan Maia, coordenador do projeto socioesportivo Milaze, que desenvolve atividades culturais e esportivas com crianças, adolescentes e adultos da comunidade.


Na visão do orientador, o equipamento terá papel fundamental na realização de iniciativas para o desenvolvimento físico e social dos jovens.


"Faz muito tempo que estamos sem quadra. Há mais de dez anos tivemos uma, que foi demolida pelas águas da chuva. Essa quadra vai ser bem-vinda e terá grande importância, porque são muitos jovens que estão tendo necessidade de atividades esportivas", revela. Hoje, a opção que há é um campo improvisado, situado próximo à escola, que não oferece condições apropriadas.


O estudante Lauro Valente, de 13 anos, lamenta a falta de um espaço adequado. "Já tentei jogar aqui, mas fiquei todo ralado", diz o adolescente, referindo-se à quadra inacabada. "O campo que tem hoje é de terra. A quadra é melhor, porque dá para brincar de manhã e de noite", finaliza.


Perspectiva


De acordo com o engenheiro da Prefeitura, José do Carmo, "o Governo do Estado sinalizou, durante reunião, que deve repassar o recurso restante até a próxima semana". A Sesporte, entretanto, não confirmou a data em que a transferência do dinheiro será efetuada, pelo fato de não ter tido acesso aos documentos relacionados à construção da quadra durante o fim de semana.


Posto de saúde


Outra demanda antiga da população de Quixaba é um posto de saúde local. Atualmente, a Prefeitura mantém um espaço improvisado para realizar atendimentos primários, em uma casa alugada, que abre apenas nos dias de quarta-feira, e nem sempre dispõe de médicos.


A estrutura do imóvel encontra-se visivelmente deteriorada, sem apresentar condições adequadas para realizar atendimentos. Com portões enferrujados e móveis desgastados na entrada, a casa tem a aparência de estar fechada há bastante tempo.


Nos demais dias da semana, assim, como nas vezes em que a unidade está aberta, mas não conta com médicos presentes, é preciso ir até o distrito de Canoa Quebrada, distante cerca de seis quilômetros, para receber a devida assistência.


Conforme o secretário de Saúde de Aracati, Silvano Sena, o estabelecimento situado em Quixaba é apenas um ponto de apoio, submetido ao posto de saúde central, localizado em Canoa Quebrada.


"Com as reivindicações da comunidade, e a doação de um terreno, nós fizemos o projeto de um posto em Quixaba. Estamos com uma emenda parlamentar para ser liberada, no valor de R$ 300 mil. Acredito que em 60 dias o valor será liberado, e a intenção é até o fim do ano entregar o prédio à comunidade", salienta o secretário.


Mesmo com a construção do novo imóvel em Quixaba, o posto central continuará sendo em Canoa Quebrada, de acordo com Silvano Sena. "Tiramos algumas localidades de Canoa para ampliar o atendimento aqui e ter mais vezes médico atendendo em Quixaba. Vamos dobrar a oferta dos serviços, mas, aqui não será um posto central", conclui o secretário.




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (13/ 04/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário