sábado, 18 de abril de 2015

Aquiraz: Hora de cascos afiados

Por trás do glamour das provas há uma mudança de rotina dos cavalos e jóqueis antes da disputa de um GP importante

No domingo, atletas e animais voltam à pista do Jockey Club FOTO: TUNO VIEIRA

Rotina dos jóqueis não é das mais fáceis. Jander Pereira Cunha acorda às 4h diariamente para começar a preparar os treinamentos FOTO: KID JÚNIOR

Neste fim de semana, o Jockey Club Cearense (JCC) sedia a sétima reunião da temporada turfística 2014/2015, com o GP e Leilão Fortaleza Quarter Horse, para animais Quarto de Milha, e o II GP Magi Averaldo, com animais Puro Sangue Inglês (PSI).


Na manhã dessa sexta-feira, 17, uma equipe do Diário do Nordeste esteve no JCC, nas cocheiras do Haras Marinheiro, do criador Paulo Miranda, e bateu um papo com o técnico Reimir Carvalho Ferreira, o Polaco, goiano, radicado há 15 anos no Ceará.


E o técnico ratificou que a rotina dos cavalos, por exemplo, é diferente às vésperas de um GP.


"O treino dos animais quando as corridas estão próximas, como em qualquer outro esporte, tem o apronto final. A gente tira o tempo deles e a partir daí é feito um trabalho mais leve, não tão forte como que era feito antes de programado o GP".


Na semana da corrida, de acordo com o Polaco, "os animais que vão correr recebem massagens e gelo, entre outras coisas. E a dois dias da corrida é descanso, para eles chegarem com a maior explosão muscular, maior gás para competir nas provas do Quarto de Milha".


Geralmente, as provas com animais da raça são na distância de 320m, caso do GP Fortaleza Quarter Horse. Ainda segundo o Polaco, a alimentação do dia a dia não muda para os corredores. Só que no dia do GP a quantidade de alimentos é bem menor que a habitual, para ficarem mais leves. "Essa alimentação é à base de ração, aveia, alfafa e feno, além de suplementos vitamínicos", explica o treinador.


"Existe, sim, aquela ansiedade antes das corridas. Mas a partir do momento em que a gente conduz o animal para a pista passa tudo, e aí a ansiedade e emoção na disputa passa para os torcedores", complementou ele.


Estreia em 2003


A estreia do jóquei Jander Pereira Cunha, da cidade de Canindé, como profissional, foi no ano de 2003, e já com vitória, montando o animal Guloso Lake no GP Duda Mendonça, no JCC.


E Jander, que defende o Haras Marinheiro, tem uma rotina puxada, que começa geralmente ao raiar do dia. "A gente começa a montar os animais da cocheira às 4 horas, o trote, para nos acostumarmos com os cavalos e vice-versa. E voltamos a trabalhar com os animais à tarde, lá pelas 3 horas da tarde. E uma vez por semana treinamos o galope", detalha Jander.


Mas às vésperas de um evento importante como o GP Fortaleza Quarter Horse, no qual montará quatro cavalos, um deles o Garoto Dash, do próprio Haras Marinheiro, o atleta diz que a carga horária e de trabalho diminui. "Nada de exageros, para evitar lesões e ficar concentrado na 'carreira', o que vai poder fazer, etc".


Saiba mais
Programação


A 7ª Reunião da Temporada 2014/2015 terá como destaques o Segundo Grande Prêmio Magi Averaldo (2.200 metros) e a Final do Grande Prêmio Fortaleza Quarter Horse Show (320 metros)


Leilão


A programação do evento começou nessa sexta-feira, 17, com a apresentação dos animais do GP Fortaleza Quarter Horse Show, na Vila Hípica. Também houve a exibição dos animais da raça Quarto de Milha, que participariam do Leilão Fortaleza Quarter Horse Show


Aberto ao público


A entrada para assistir ao evento no Jockey Club Cearense (situado no Km 3 da Estrada da Coluna, em Aquiraz) é gratuita



Moacir Félix
Repórter



Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (18/ 04/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário