sábado, 18 de abril de 2015

Aracati: IACB torna público o Edital do XI FESTMAR

O Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB, torna-se público o EDITAL do XI FESTMAR – Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati – CE, evento que será realizado em Aracati – CE, no Período de 29 de junho a 1º de agosto de 2015.
O XI FESTMAR selecionará 25 espetáculos teatrais de CIA’s e Grupos Teatrais vindo de qualquer cidade do Brasil e do mundo.
O FESTMAR é hoje considerado como um dos maiores festivais de teatro já realizado por uma Instituição Não Governamental do mundo.


O XI FESTMAR – Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati é um evento cultural de caráter Internacional promovido pelo Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB, com a finalidade de cumprir a destinação a que se propõe essa entidade cultural, destinação essa expressa nos objetivos devidamente estabelecidos em seus estatutos e que, em última instância, constituem a verdadeira razão de sua existência: Promover o Desenvolvimento da Cultura Popular.


O XI FESTMAR Justifica-se tendo em vista o papel que seus objetivos e suas finalidades desempenham dentro da política cultural do Brasil, a partir da realidade cultural do Município de Aracati e do estado do Ceará. Justifica-se também pela proposta de formação de novos atores e de novas plateias para o teatro e pela ideia de defesa do Patrimônio Cultural e da memória histórica, aliada a geração de emprego e renda, elementos que se fundem para referendar a importância do XI FESTMAR.


O Objetivo Geral do Evento é promover o teatro como um instrumento de transformação social e de construção da cidadania. Os objetivos específicos são: popularizar a cultura teatral, facilitar o acesso popular às produções culturais, propiciar o surgimento de novos atores e atrizes, bem como de técnicos cênicos e difundir o gosto pelo teatro formando plateias para as artes cênicas.


O XI FESTMAR tem um compromisso com a defesa do Patrimônio Histórico Nacional de Aracati, com a preservação dos ecossistemas dos manguezais do Rio Jaguaribe, com a promoção do turismo e com a geração de emprego e renda.


A realização do evento é do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB e conta com patrocínio do Governo Municipal de Aracati, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário