quarta-feira, 4 de março de 2015

Aracati: O sincretismo sonoro da Marimbanda

Quarteto instrumental apresenta o show "Tudo Vem", na sexta (6), às 10h, na Escola Estado do Paraná, no Montese

A virtuosidade e o amor à arte são as principais qualidades do trabalho do quarteto Marimbanda, há 16 anos na estrada, divulgando a música instrumental brasileira e cearense.


Na sexta-feira (6), às 10h, os músicos integrantes da banda - formada pelo maestro Luizinho Duarte, Thiago Almeida, Miqueias dos Santos e Heriberto Porto - apresentam o show "Tudo Vem" para uma plateia especial: os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Estado do Paraná, localizada no Montese.


Com repertório versátil, marcado pela improvisação, justificando as referências jazzísticas do grupo, o show terá 1h20m de duração. A apresentação faz parte do projeto Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará, iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pela Lei do Mecenato, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).


A Marimbanda encerra sua participação no projeto, que selecionou 15 grupos nas linguagens artísticas dança, circo, teatro e música, no dia 20 deste mês, com apresentação no Cuca Barra, às 19 horas.


"O show será filmado", afirma Heriberto Porto, músico e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), admitindo ser a formação de plateia um dos principais objetivos do projeto e também da banda. "Não tocamos só para o público que é sempre cativo", diz, referindo-se à busca por uma plateia sempre heterogênea, apresentando-se em espaços de arte não-convencionais. O projeto de circulação é um exemplo, já que prevê a realização de oficinas, permitindo contato com uma plateia outra: a de aprendizes.


Na escola


A apresentação de sexta-feira terá caráter diferente, por acontecer em escola cujos alunos convivem com a música no seu dia a dia. Heriberto Porto fala sobre o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Phibid) do Ministério da Educação (Mec) em parceria com a Uece e Ministério da Educação (Mec). "A música acontece na escola", ressalta.


O programa é desenvolvido por estudantes universitários, mediante bolsas. Trata-se de um projeto modelo, explicando que os alunos da Escola Estado do Paraná contam com aulas de música. "Eles têm música no ambiente de ensino, isso é muito importante". O convite para o show é estendido tanto à comunidade quanto aos bolsistas.
A participação do grupo no projeto de circulação incluiu apresentações em alguns municípios do Estado, entre outros, Aracati e Pacatuba. "No Interior atingimos um público diferente e variado", conta, a exemplo do show realizado na localidade São Chico, distante da sede do município de Aracati. O instrumentista arrisca dizer que, talvez, as únicas músicas que chegam aos ouvidos dos moradores sejam as religiosas ou o forró. Aos poucos, no estilo cearense, as pessoas que participavam das apresentações iam chegando, de mansinho, até se aproximarem do palco e puxarem uma prosa com os músicos, ao final do show.


Repertório variado


Para melhor interação com a plateia, os músicos intercalam ao repertório original da banda, músicas de compositores conhecidos, citando Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi. A tarefa de aliar formação às apresentações não é novidade para os músicos da Marimbanda. As composições passam por vários estilos.


"A gente toca baião, frevo, bossa-nova e choro. O repertório é eclético", observa Luizinho Duarte. Os músicos aproveitam para tocar músicas novas, que farão parte do próximo CD, que está sendo trabalhado, mas sem data para lançamento. "Vamos esperar pela volta dos editais", projeta Heriberto Porto. Luizinho Duarte destaca a troca de conhecimentos durante a realização das oficinas. "A experiência é maravilhosa", festeja o maestro, que se encanta pela ideia de levar música às escolas.


Mais informações:


Show "Tudo Vem", da Marimbanda , parte do projeto Plataforma de Circulação. Sexta-feira (6), às 10h, na Escola Estado do Paraná (Rua Alberto Magno, 123, Montese)


Iracema Sales
Repórter




Fonte: Caderno 3 – Diário do Nordeste (04/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário