sábado, 7 de março de 2015

Aquiraz: Obra da Adutora de Aquiraz começa em maio e ficará pronta em agosto

Fotos: Joselito Araújo 

O diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neurisângelo Freitas, anunciou hoje, 5, que serão iniciadas, em maio deste ano, as obras de uma adutora de engate rápido destinada a trazer água do sistema de abastecimento Pacoti-Riachão-Gavião para a sede municipal de Aquiraz. A informação foi repassada pelo executivo durante
audiência pública realizada hoje, 5, na Câmara Municipal.


Neurisângelo Freitas disse, ainda, que a obra tem prazo de conclusão de 90 dias, a partir da ordem de serviço a ser assinada, logo após a finalização do processo licitatório, pelo governador Camilo Santana.


A adutora de água tratada terá automação e injetamento, com tubos de 500 mm e capacidade de vazão de 300 litros por segundo, um volume de transporte 300 % superior ao consumo atual de Aquiraz. A instalação do equipamento custará mais de R$ 13 milhões em sua primeira etapa.


A tubulação percorrerá mais de 12 km, partindo do vizinho município do Eusébio e trazendo água do manancial que abastece Fortaleza,  o sistema Pacoti- Riachão- Gavião.


Com a obra, Aquiraz garante segurança hídrica para os próximos 20 anos, inclusive, beneficiando localidades fora da sede, que passarão a ser abastecidas pela Lagoa do Catu. É o caso de Machuca e Jacundá, em um outro projeto que custará R$ 5 milhões.


Aquiraz será o primeiro município do Cinturão Leste do Estado a ser beneficiado por uma obra desse porte. Neurisângelo Freiras garantiu que, no máximo, até agosto deste ano, a obra deverá estar pronta e com água chegando à Estação de Tratamento da Cagece em Aquiraz. A distribuição ocorrera na sede e Prainha, inicialmente.


Jonas Assunção, assessor especial da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca, disse que o município vem trabalhando em parceria com a Cagece, há alguns meses, no plano de saneamento básico municipal.


Mais Informações:


Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca de Aquiraz.
Telefone: (85) 3361.1834
Última atualização: 06/03/2015 às 08:32:49




Nenhum comentário:

Postar um comentário