quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Saúde de Aquiraz realiza ações contra dengue, chicungunya e sarampo

A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Saúde, realiza várias ações de combate  à  dengue, chicungunya e sarampo. Antes do Carnaval, no período de 9 a 13 de fevereiro, a borrifação (fumacê) contra o mosquito da dengue alcançou bairros e localidades da Sede, Prainha, Japão, Iguape, Barro Preto, Presídio, Tapera e Porto das Dunas. Quanto aos casos de sarampo, hoje, o município tem o registro de três  confirmados nos últimos meses, três suspeitos (teste com resultado negativo) e três no aguardo de exames.



Para os casos positivos de sarampo, a Secretaria realizou prontamente o bloqueio epidemiológico, que consiste em verificar todas as pessoas de contato com os infectados, analisando a condição vacinal de cada uma e procedendo cuidados em, no máximo, 72 horas.


Entre as ações de combate ao sarampo, foi realizada, no último dia 29 de janeiro, um programa de capacitação voltado aos agentes comunitários de saúde e profissionais de nível superior da área, visando a pronta identificação da doença.



Segundo a secretária Adjunta da Saúde, Olímpia Azevedo, o quadro referente ao sarampo no município está com números estabilizados. Os três casos confirmados foram originários de uma pessoa que chegou ao município vindo da cidade de Guaiúba, na Região Metropolitana.



A ação de combate à dengue e chicungunya está se repetindo desde a última segunda- feira, 23, nas mesmas localidades, e prossegue até o próximo dia 27. Também foram tomadas medidas de prevenção, como blitze educativa, com distribuição de panfletos, limpeza de quintais, recolhimento extra de lixo e palestras de conscientização. Isso aconteceu em dezembro de 2014 e janeiro deste ano em adição às visitas de rotina dos agentes de endemias, na localidade de Jenipapeiro, onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é mais preocupante.



Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde
Telefone: (85) 3361-1840
Última atualização: 25/02/2015 às 16:14:18



Nenhum comentário:

Postar um comentário