quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aquiraz | Pindoretama | Cascavel | Beberibe: Mais 68 casos de sarampo são investigados no Ceará

O prazo de 90 dias determinado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para eliminar o sarampo e possibilitar as Américas a receber a certificação de livre da doença ainda nem começou a ser contado no Ceará. O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirma que o Estado tem 35 confirmações da enfermidade entre janeiro e 23 de fevereiro, com 68 sob investigação em 14 municípios: Fortaleza (27 casos), Caucaia (20), Itaitinga (6), Pentecoste (3), São Gonçalo do Amarante (2), Eusébio (2), Aquiraz (1), Cascavel (1), Ocara (1), Maranguape (1), Pindoretama (1), Maracanaú (1), Itapajé (1) e Itatira (1).


Tanto que a Sesa estuda, junto ao Ministério da Saúde, a reedição do Dia D de vacinação e reforçar as ações em 90 municípios (49%) que ainda não conseguiram alcançar a meta de 100% de cobertura. Nove ainda nem realizaram a imunização.


De acordo com o boletim, desde o início do surto, em dezembro de 2013, foram notificados no Ceará 2.124 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 1.326 foram descartados e 730 confirmados em 32 municípios. Atualmente, o surto está em dez municípios do Estado. Em 22 cidades onde foram confirmados 332 casos da doença, o surto é considerado encerrado, já que se passaram mais de 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Seis municípios reconheceram casos de sarampo em 2015 - Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Guaiuba e Beberibe.


O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Márcio Garcia, confirma a preocupação e explica que, em relação ao boletim epidemiológico anterior, divulgado em 13 de fevereiro, foram confirmados duas novas ocorrências. "Os 68 casos que continuam em investigação aconteceram a partir de 19 de janeiro, com o último em 15 de fevereiro", diz.


Vacinação


Márcio destaca que os principais alvos das ações são crianças de 6 meses a 1 ano de idade. "A primeira dose da vacina já deve ser assim que a criança completar 6 meses. Quando completar 1 ano, precisa ser imunizada de novo. Deve ser vacinada pela terceira vez quando completar um 1 e 3 meses. As vacinas estão disponíveis, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde", orienta ele, acrescentando que a primeira e a segunda doses, além do sarampo, protegem contra a caxumba e a rubéola. A terceira vacina é a tetra viral, que evita o sarampo, a caxumba, rubéola e também a catapora.


Fortaleza detem a maior parte dos casos de sarampo do Ceará e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms), da Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, reforça as ações nas seis regionais e no Centro não só contra a doenças, mas de combate a dengue e febre chikungunya.


Desde ontem, seguindo até o próximo dia 28, são desenvolvidas várias estratégias. Hoje, haverá varredura de sarampo no Passaré, das 7h às 11h30. Amanhã, está programada a aplicação de vacina na Granja Portugal, das 8h às 11h.


Mais informações


Secretaria da Saúde do Estado
0800.275.1520
Secretaria Municipal de Saúde
0800.275.1364




Fonte: Cidade – Diário do Nordeste (25/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário