quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Beberibe | Ocupação hoteleira chega a 100% em Fortaleza

Secretário do Turismo, Arialdo Pinho, revela que a taxa média de ocupação hoteleira no Ceará foi de 92%. Em Fortaleza, houve pico de 100% de ocupação durante o período festivo em alguns hotéis
Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
A ocupação hoteleira em Fortaleza chegou ao pico de 100% no Carnaval - de sexta (13/2) a terça (17/2) -, afirmou o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Os dados oficiais estão previstos para serem divulgados hoje já na nova sede da Secretaria do Turismo (Setur), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). “Para a hotelaria, com certeza, foi melhor do que o ano passado”, afirmou.


A ocupação média no estado foi de 92%. Destinos como as prais de Canoa Quebrada, Jericoacoara, Beberibe e a Serra de Guaramiranga atingiram uma média de 90%, também com picos em algumas instalações de 100%, adiantou o secretário.


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE) ratifica que o Carnaval de 2015 trouxe uma movimentação maior do que em 2014. Os resultados devem ser divulgados hoje.


“Segunda-feira (dia 9/2), antes do Carnaval, estava com 94% das reservas concluídas. Queríamos chegar a 98%. O pessoal veio para Fortaleza e muitos dos de Fortaleza ocuparam os municípios turísticos, independente se tinha festa planejada ou não”, adianta Darlan Leite, presidente da ABIH-CE.


Bares e restaurantes


Em Fortaleza, os corredores turísticos da Praia do Futuro, Beira-Mar e Praia de Iracema fazem avaliação positiva do Carnaval, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE). O presidente da entidade, Rodolphe Trindade, ressalta, ainda sem os dados fechados, que mais fortalezenses estão ficando em Fortaleza neste período.


“As pessoas procuravam Fortaleza como destino mais calmo para fugir do Carnaval. Hoje também vêm para festejar. O movimento foi bom também nas praças de alimentação dos shoppings, principalmente, por conta dos cinemas”, ressaltou. Ele deixou claro que em bares e restaurantes que não trabalham com turistas, o movimento continua foi fraco.


A presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, disse que a expectativa de 400 mil pessoas passando pelos empreendimentos na Praia do Futuro deve se confirmar, mesmo com a perda de cerca de 20% de clientes na terça-feira, por causa da chuva. “Uma parte estava indo e voltou. A outra parte que já estava na praia e saiu quando começou a chover”.


O empresário Ivan Assunção confirma a boa movimentação na sua barraca na Praia do Futuro. Também afirma ter sido melhor do que em 2014.


Movimentação aérea


A movimentação no Aeroporto Internacional Pinto Martins deve ser maior em 30 mil embarques e desembarques juntos, em 2015, frente a 2014, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).


Em 2014, foi de 174.604 no período de 27/2 a 13/3. Em 2015, 204 mil de 12/2 a 23/2. Os dados são divulgados no 5º dia útil de cada mês.


Fonte: Economia – Jornal O povo (19/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário