domingo, 15 de fevereiro de 2015

Paredões fazem a festa dos foliões em Beberibe

Este promete ser o Carnaval do improviso no Estado do Ceará. No que depender da alegria, a festa rola
Beberibe. A Prefeitura de Beberibe cancelou todas as festas oficiais, assim como as de Cascavel e Pindoretama. Entretanto, o Carnaval está garantido no Município pela galera dos paredões, que invadiu, na tarde de ontem, a Marina do Morro Branco para ditar o tom da festa.


Enquanto a cidade de Beberibe estava com suas ruas vazias, como se fora um domingo normal, todos os caminhos levavam à Praia do Morro Branco, onde a concentração de paredões é a maior do Estado do Ceará durante este período.


Músicas de duplo sentido, com refrões apimentados, fizeram a festa. Dezenas de paredões ocuparam a rua principal da Marina para delírio do público predominantemente jovem. Outra característica do evento é a grande quantidade de pessoas usando fantasias criativas e bem-humoradas. Como não poderia deixar de ser, o mela-mela também prevaleceu.


“Quando fui informada de que não haveria Carnaval aqui fiquei triste. Mas, logo vi, pelas redes sociais, que não era bem assim. Estava todo mundo combinando de vir pra cá. Já virou tradição. A maioria de quem vem para cá não costuma mesmo ir para a praça à noite”, explicou a auxiliar de enfermagem Laryssa Sales.


Com sua turma quase toda residente no Bairro da Parquelândia, em Fortaleza, Laryssa promete agitar todos os dias na cidade praiana. “Sem dúvida alguma. Não vou perder um só dia. Afinal de contas, é apenas uma vez no ano”.


A assessoria de imprensa da Prefeitura de Beberibe ressalta que o Município dará apenas o apoio logístico ao evento, por meio de policiais solicitados, fiscais e ambulâncias. A festa tem hora para começar e terminar, das 14 às 22 horas. O som dos paredões ficará restrito apenas à área da Marina.


Muitas reclamações foram feitas por causa da ausência de banheiros químicos no local. Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, até ontem à noite, os equipamentos não tinham sido instalados.


Quem não estava alojado em imóveis próximo à Marina, resolvia o “problema” ali mesmo. Os amigos faziam uma “barreira” para ajudar. Até mulheres recorreram a essa “alternativa”.


Em contrapartida, a presença de policiais, inclusive da cavalaria, era ostensiva. Durante o período de cerca de três horas que a reportagem esteve no local, não registrou nenhuma briga.


Além dos paredões, o tradicional mela-mela fez a alegria dos brincantes, que não poupavam nada nem ninguém. Quanto mais jovem, mais animado com a brincadeira, basicamente a base de espuma e amido de milho, a popular maisena.


Fernando Maia
Repórter





Fonte: Regional – Diário do Nordeste (15/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário