sábado, 2 de maio de 2015

Voos de parapente em Aracati retornam com regulamentação

Caberá às associações mapear os locais dos voos, cadastrar pilotos, delimitar o tempo e a quantidade

O objetivo é evitar acidentes como o que ocorreu em janeiro passado FOTOS: ELLEN FREITAS
Aracati. A prática de parapente está sendo regulamentada neste município após decreto suspendendo a atividade, em janeiro deste ano. A medida foi motivada por acidente envolvendo dois turistas naquela praia.


A Lei municipal N° 147/2016, trata das normas para a exploração do voo duplo recreativo de parapente, em especial nas falésias da Praia de Canoa Quebrada, principal local de realização dos voos. Contudo, como já era de conhecimento da própria Prefeitura, a atividade era realizada de forma irregular, o que vinha ocasionando uma série de acidentes nos últimos anos.

Com a paralisação da atividade por cerca de dois meses, houve prejuízo para pilotos, que tiveram que buscar outras alternativas de atividade para garantir renda enquanto a prática não era regulamentada

Segundo um dos praticantes de parapente, morador de Canoa, que também vende os passeios para turistas, Johnny Santos, não havia fiscalização das decolagens, nem delimitação da quantidade de parapentes e da área dos voos, o que trazia perigo para pilotos e turistas.


"Tinha dia que aqui no mirante tinham oito, dez parapentes, isso é um risco e foi o que ocasionou aquele acidente", conta ele, referindo-se ao acidente com dois turistas de São Paulo, pai e filha, que realizavam voo triplo no último mês de janeiro.


"Quando um parapente passa pelo outro, acaba jogando vento e, se for muito forte, desestabiliza o voo, o piloto pode perder o controle. Nesse dia tinha muita gente voado ao mesmo tempo", complementou Santos.


Com a paralisação da atividade por cerca de dois meses, Santos contou que houve prejuízo para pilotos, que tiveram que buscar outras alternativas de atividade para garantir renda enquanto a prática não era regulamentada. "Tem gente que vive só disso", afirmou.


De acordo com a Lei municipal, aprovada há cerca de duas semanas, cabe às Associações e Clubes da prática de parapente no Município estarem em conformidade com as exigências emanadas pela Entidade Nacional Administradora Esportiva, de acordo com o estabelecido pela Lei N° 9.615/98, Lei Geral do Desporto Brasileiro.


Neste caso, os pilotos deverão obedecer a critérios da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL) para exercer a atividade. Em Canoa há duas associações de voo de parapente.


Para o titular da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati, Thiago Sales, a suspensão imediata dos voos após o acidente foi necessária para que o quanto antes fosse criada uma lei que regulariza-se os passeios e garantisse segurança aos turistas. "Depois do acidente tivemos que nos posicionar e paralisar a atividade de imediato. Depois fomos buscar algum órgão que pudesse regulamentar a prática, o que foi muito difícil", conta Sales, afirmando que buscou informações junto à ABVL.


Entre algumas determinações da Lei, caberá às associações mapear os locais dos voos, realizar cadastramento de pilotos, delimitar o tempo dos passeios e a quantidade de parapentes que poderão sobrevoar a praia, de modo a não causar transtornos. Cabe à Prefeitura, dentre outras coisas, emitir alvará de funcionamento da atividade para as associações e realizar a fiscalização, podendo multar pilotos que estiverem atuando de forma irregular.

Barracas começam a ocupar novo espaço na Praia

A Barraca Chega Mais Beach, inaugurada na noite de ontem, é uma das que seriam retiradas da área de falésia e foi a primeira a ser inaugurada. Outros dois empresários também estão em processo de construção das novas barracas

Aracati. O Polo Gastronômico da Praia de Canoa Quebrada está mais próximo do início da sua instalação. O local irá abrigar as 23 barracas que hoje se encontram junto às falésias, e tiveram determinação da Justiça para sua realocação.


Os proprietários que dependem da doação do terreno pela Prefeitura estão no aguardo, enquanto outros empresários financiam novas estruturas com recursos próprios.


A Barraca Chega Mais Beach, inaugurada na noite de ontem, é uma das que seriam retiradas da área de falésia e foi a primeira a ser inaugurada. Segundo o seu proprietário, Luiz Nogueira, o posicionamento da Justiça foi crucial para que ele iniciasse um processo de construção de uma nova estrutura. "Já havia essa determinação da Justiça, a questão ambiental, então fizemos esse investimento acompanhado de um projeto ambiental para o seu funcionamento", destacou Luiz. Outros dois empresários também estão em processo de construção das novas barracas.


Enquanto isso o Polo Gastronômico irá reunir a maioria das barracas que serão retiradas. De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Aracati, Thiago Sales, o processo de regularização do terreno está sendo concluído e está prevista para este mês de maio uma reunião com a Secretaria de Turismo do Estado para elaboração de um cronograma da obra.


"Estamos mais próximos de realizar a mudança das barracas. Os recursos para a implantação do Polo Gastronômico estão assegurados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e resta apenas acertar com o Estado o cronograma de realização da obra. Estamos próximos", afirma Sales.


SAIBA MAIS


Ter idade mínima de 18 anos, sendo permitido menores entre 16 e 18 anos com autorização dos pais


O aluno ou praticante, quando da matrícula em um curso básico ou das solicitações de mudança de nível, deverá apresentar atestado de aptidão médica, física e mental que comprove sua capacidade para a prática da atividade esportiva, sendo aceito o exame para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida


Os Praticantes deverão portar obrigatoriamente os seguintes documentos: Habilitação Desportiva válida, com nível adequado ao equipamento que o praticante deseja utilizar e comprovação de estar em dia com o pagamento das mensalidades de clubes/associações, federações estaduais e ABVL.


As habilitações da ABVL têm a validade de um ano, iniciando-se no dia 1º de janeiro e terminando no dia 31 de dezembro, independentemente da data de emissão

Fonte: ABVL


Mais informações


Secretaria de Cultura e
Turismo de Aracati
Rua Dragão do Mar, 260
Várzea da Matriz
(88) 3446-2418
Ellen Freitas
Colaboradora



Fonte: Regional – Diário do Nordeste (02/ 05/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário