quinta-feira, 30 de abril de 2015

Aracati: Novo conceito de barraca em Canoa

Ecologicamente correto e com visual diferente do existente até então, o estabelecimento renova a paisagem da praia

O local é dividido em oito ambientes. Entre eles uma piscina de borda infinita FOTOS: ANCHIETA DANTAS JR.

Toda com vista para o mar, e espaço exclusivo na areia da praia, a barraca recebeu 80 coqueiros e cerca de 30 pés de bananeiras para compor a paisagem


Transformado em lounge e restaurante, o novo espaço da Barraca Chega Mais, na Praia de Canoa Quebrada, batizado, agora, de Chega Mais Beach, vai ser aberto, oficialmente, hoje, às 20 horas, representando um novo conceito em equipamento turístico, ecologicamente correto à beira-mar, em um das praias mais badaladas do Ceará. É um verdadeiro oásis neste que é um dos pedaços mais bonitos do litoral do Estado, situado no município de Aracati, a cerca de 157 km de Fortaleza.


Com oito ambientes divididos em restaurante, espaço aberto, piscina com borda infinita, miniparque aquático com brinquedos infantis, área com areia, loja, local para quiosques, além de auditório para eventos e muito espaço verde no entorno, o novo equipamento nem de longe lembra a estrutura anterior que, apesar de mais modesta, fez história e ajudou a alavancar o turismo em Canoa Quebrada.


Na verdade, a nova barraca é o resultado de um sonho que começou há 23 anos, quando Gevandro Nogueira da Costa, conhecido como "Luis", decidiu deixar o trabalho como garçom para abrir o próprio negócio. Tinha 17 anos, alguma experiência e um enorme espírito empreendedor.


E foi com essa determinação que, da noite para o dia, ele fincou estacas na praia de Canoa Quebrada, colocou fogão e geladeira e criou a Chega Mais que, no início, nem nome tinha mas que, apesar de minúscula, começou, rapidamente, a conquistar a clientela.


O próprio Luis lembra que nesse tempo, fazia de tudo: "Cozinhava, atendia, lavava prato, limpava mesa..." Assim, à medida que a fama do lugar aumentava foi crescendo, também, a estrutura.


Referência


Não demorou muito para a "Chega Mais", batizada assim por sugestão de uma cliente paulista, virar referência e atração na Praia de Canoa Quebrada, e ir evoluindo até chegar ao padrão de hoje.


O segredo? Luis não esconde de ninguém: "Eu costumo dizer que eu não vendo comida e bebida. Eu vendo serviço. Eu vendo lazer. E o que eu espero é que o cliente saia da minha barraca feliz", afirma.


E essa filosofia segue com ele na nova barraca que teve a assessoria do Sebrae Ceará desde a sua concepção (ver quadro ao lado), embora a relação entre ele e a instituição de apoio aos pequenos negócios tenha começado há quase duas décadas.


Parceria com o Sebrae


"Costumo dizer que o Sebrae Ceará não me ajudou. Ele fez tudo para que eu crescesse e é o meu sócio nesse sonho", explica Luis para quem a ajuda da instituição foi vital desde o começo do negócio.


"O meu primeiro contato com o Sebrae foi através de um funcionário que tinha virado cliente. A barraca ainda era bem pequenininha mas, pela qualidade geral, ele me sugeriu participar do Selo de Qualidade em Serviços. Concordei mas quando o consultor mostrou tudo o que eu precisava fazer para me adequar, eu quase desisti", relembra.


"Quase", disse. No entanto, topou o desafio. Ele conta que no primeiro ano não conquistou o Selo. Mas, da segunda vez, conseguiu perdurá-lo na parede. De lá para cá, são 18 Selos consecutivos e a certeza de que o programa ajudou muito à barraca.



"Ele (selo) me leva a buscar qualidade permanente em tudo. Da cozinha ao atendimento. E isso é um diferencial", avalia. Além dos Selos, Luis acumula cursos e mais cursos do Sebrae e uma parceria estreita com a instituição.


Comportamento arrojado


Para o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, que acompanhou a evolução da Chega Mais desde o início, a barraca é resultado do comportamento arrojado do próprio empreendedor.

"Empreendedores como o Luis são importantes por estimularem o crescimento de suas comunidades, pela capacidade de inovação, mobilização e de serem exemplo para os demais", destaca Alci Porto.




Fonte: TUR – Diário do Nordeste (30/ 04/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário