domingo, 26 de abril de 2015

Beberibe: Novos parques em construção

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), de abril deste ano, o Ceará possui 11 parques eólicos em construção nos municípios de Acaraú (4), Trairi (6) e Paracuru (1). São 44 em operação comercial; 47 com energia contratada, mas aguardando início das obras; e um parque apto para funcionar. Se os 103 parques eólicos estivessem em funcionamento, somariam 2590,53 MW. Por enquanto, a potência dos parques em operação é de 1233,234 MW.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, já há dez pleitos de protocolos de intenções para geração de energia eólica em análise no Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (Cedin), para os municípios de Acaraú, Beberibe, Icó e Caucaia. Somente esses protocolos de 2015 totalizam investimentos de R$ 2,01 bilhões, 35 empregos diretos e potencial de geração de 3.959.260 MWh/ano.

Sandro Yamamoto, diretor técnico da Abeeólica, ressalta que a participação das fontes renováveis complementares na matriz elétrica brasileira, especialmente a eólica, contribuiu para que o cenário de escassez de energia não fosse agravado no País. “A fonte eólica teve ótimo desempenho e 2014 foi um ano muito bom com ótimos índices de geração. A competitividade na contratação e também os excelentes desempenhos dos parques eólicos são os fatores que melhor justificam a contribuição eólica para minimizar o risco de fornecimento de eletricidade”. (Beatriz Cavalcante)

Mais dados 
sobre o setor eólico 




Fonte: Economia – Jornal O povo (26/ 04/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário