sexta-feira, 3 de abril de 2015

Litoral Leste: Rota das Falésias é a grande aposta

A integração de um roteiro pelo atrativos locais é a oportunidade para aproveitar a oferta turística da região
A Praia das Fontes, em Beberibe, é um dos grandes atrativos da região  FOTO: ANDRÉ LIMA

Unir esforços para ganhar em competitividade e sustentabilidade. Este é o desafio dos oito municípios que compõem o Litoral Leste cearense. O destino formado por praias e atrativos turísticos bastante procurados, como a Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, e o Beach Park, em Aquiraz, hoje é promovido de forma isolada pelas principais operadoras nacionais de turismo, perdendo a oportunidade de aproveitar melhor todo o potencial da região.


Atentos à questão, o Sebrae Ceará, o Governo do Estado, as Prefeituras e os empresários locais estão unindo esforços para estruturar um roteiro turístico integrado no Litoral Leste, como forma de aumentar o fluxo de turistas, garantir uma maior permanência e aumentar o gasto médio dos visitantes nestes locais, beneficiando principalmente os micros e pequenos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo da região.


Chamado de Rota das Falésias, o roteiro reúne os atrativos e empreendimentos turísticos da região formada pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí. Para o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, a estruturação desta rota irá contribuir para um melhor aproveitamento das potencialidades e uma maior integração e potencialização dos elos da cadeia produtiva do turismo, ampliando a contribuição da atividade no desenvolvimento econômico daquela área.


De acordo com ele, o segmento de "Sol e Praia" deverá continuar sendo o principal fator atrativo para visitantes ao Litoral Leste, tanto para o público nacional como internacional, pois os equipamentos e serviços turísticos disponíveis na região são compatíveis com essa atratividade em termos de qualidade e quantidade. No entanto, segundo Porto, a ideia do roteiro é fortalecer também outros segmentos como o turismo cultural, de esportes e ecoturismo.


"No Litoral Leste, temos grandes possibilidades a serem trabalhadas, como a gastronomia, o artesanato e as manifestações culturais. Também temos nesta região as trilhas em manguezais, dunas, e atividades náuticas realizadas em lagoas, rios e mar como windsurfe, kitesurfe, que podem atrair os visitantes interessados no ecoturismo e no turismo esportivo".


Estruturação


O trabalho de estruturação da rota das Falésias é dividido em duas etapas. A primeira consiste na elaboração de um diagnóstico da oferta turística e análise da situação atual dos empreendimentos, produtos e serviços existentes no território, além da análise de mercado, para identificar os concorrentes, o perfil e expectativa dos clientes e o posicionamento do roteiro no cenário regional, nacional e internacional.


Na segunda fase, o foco do trabalho é o fortalecimento e qualificação dos empresários locais para atenderem à nova realidade de mercado e o apoio à comercialização do roteiro. Conforme o diretor técnico do Sebrae, a estratégia de roteirização turística já se mostrou bem-sucedida, como pode ser comprovado pelos resultados obtidos pela Rota das Emoções, que envolve os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. "O trabalho que realizamos na Rota das Emoções já resultou na ampliação de três para sete dias na taxa média de permanência dos turistas naquela região e na geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões a partir do fluxo turístico via agências de viagem", aponta Alci Porto.


Pequenos negócios


Segundo ele, a estruturação da Rota das Falésias irá estimular a criação de novos negócios e a expansão dos já existentes, ampliando e qualificando serviços e equipamentos turísticos na região. "O Sebrae, juntamente com os parceiros envolvidos, irá ajudar os micro e pequenos empreendedores a se prepararem melhor, a fim de que eles se tornem fornecedores de produtos e serviços aos turistas, gerando mais empregos e renda nos municípios envolvidos", afirma.






Fonte: TUR – Diário do Nordeste (02/ 04/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário