sexta-feira, 3 de abril de 2015

Aracati: Teatro com contação de histórias passeia pelo Interior

A caravana cultural pretende realizar 18 apresentações teatrais e 13 oficinas, somente em cidades cearenses

Oito cidades do Interior do Ceará recebem, a partir da outra quinta-feira (9), o InConto Marcado, um projeto de cidadania cultural, de formação de plateia, de acessibilidade à arte e também uma ação de incentivo à leitura. Conforme a diretora do Projeto, a atriz Daniele Rodrigues, o InConto Marcado começa sua turnê em Pacatuba, com oficina, no dia 9, e espetáculos, no dia 10. Em seguida, visita as cidades de Aracati, Boa Viagem, Quixadá, Maranguape, Canindé, Itarema, Acaraú e Camocim, encerrando a Circulação Mecenas 2015 em 20 de agosto.


De acordo com a direção do Projeto, o InConto Marcado teve a sua primeira edição realizada em 2010, quando apresentou o espetáculo para mais de 10 mil crianças e ministrou oficina para aproximadamente 500 professores, ganhando o Prêmio Funarte de Circulação Literária. Com o recurso, o projeto foi realizado nas cidades de Barbalha, Nova Olinda e Crato, no Ceará; e Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Aparecida do Rio Negro, no Estado de Tocantins.


Neste ano, a caravana cultural pretende realizar 18 apresentações teatrais e 13 oficinas, somente em cidades cearenses, para um público estimado em 45 mil pessoas. A trupe circula em uma carreta personalizada, lembrando os antigos carros de teatro mambembe. Três atrizes e arte-educadoras conduzem o projeto pelo Interior do Estado. Em cada cidade serão realizadas duas sessões das peças "Fio após Fio" e "Brejo das Flores", uma pela manhã e outra à tarde, e uma oficina para os professores.


Contemplado pelo VI e VII Edital Mecenas das Artes, do Governo do Estado, e com o patrocínio exclusivo da Coelce, o Projeto tem uma estrutura técnica e cênica totalmente autônoma, assim, como grande acessibilidade e flexibilidade de circulação. O foco é realizar as ações em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), formar plateia, levar teatro e formação para o Interior dos Estados, como um instrumento transformador capaz de proporcionar maior qualidade de vida e um futuro mais promissor.


As apresentações teatrais possuem um condão educativo com os dois contos da literatura brasileira. O primeiro deles, "Fio após Fio", de Marina Colasanti, narra história de duas fadas bordadeiras e irmãs, Nemésia e Gloxínia. "O outro conto, 'Brejo das Flores', de autoria do escritor pernambucano Luís Jardim, é repleto de singeleza e alegria, narrando a história de um 'certo menino mágico' e seus amigos, que resolveram brincar de circo, lá no Brejo das Flores", ressalta Daniele.


O espetáculo tem uma hora de duração. É rico de elementos cênicos e, principalmente, de conteúdo. Apresenta os dois contos de forma bastante distinta um do outro, instigando e surpreendendo o espectador. O primeiro é clássico, misterioso, imponente, reflexivo. O segundo é colorido, alegre, vivaz, interativo. Os cenários, figurinos, adereços, trilha sonora e estilo da interpretação evidenciam todas essas diferenças de forma a revelar as múltiplas possibilidades do ato de "contar histórias". Cenários, figurinos e adereços foram criados pelo artista plástico Marcelo Santiago. As ilustrações de Rosana Mapurunga.


Ainda de acordo com a diretora, "a concepção da peça não subestima a inteligência da criança. O jogo é o principal elemento de comunicação e expressão do universo infantil, e é incorporado à linguagem da apresentação, trabalhando no sentido de não 'infantilizar' a peça. Este é um diferencial, uma vez que a maioria dos espetáculos concebidos para o público infantil tem essa tendência".


A Oficina de Teatro, com ênfase na contação de histórias, tem duração de 3 horas/aula, utilizando recursos da linguagem literária e técnicas de artes cênicas. São ministrados exercícios que o educador poderá utilizar para se aprimorar e sempre que estiver trabalhando com contação de histórias. São utilizadas técnicas como: exercícios de respiração e de ampliação da capacidade vocal; técnicas de expressão corporal; dinâmicas interativas de sensibilização e de auto-observação; estímulo à imaginação e outras.


Cada oficina atende até 80 participantes, prioritariamente da rede pública de ensino ou profissionais que atuam em projetos socioculturais. Todos recebem certificado de participação. Foi criada com o intuito de proporcionar aos professores maior consciência da importância e da magia da leitura e da dramatização para a comunicação com as crianças.


Além de comandar o espetáculo e as oficinas, Daniele Rodrigues contracena com Solange Teixeira e Camila Di Cavalcante. Daniele Rodrigues iniciou sua carreira artística aos 9 anos, interpretando a Narizinho do Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo, na Rede Globo (1981). Ela também protagonizou Zélia Gattai na minissérie Anarquistas Graças a Deus; atuou na novela Renascer, interpretando Juliette na primeira fase, e, em 1994, atuou no remake de Irmãos Coragem, interpretando a personagem Deolinda. Ela conheceu o Ceará aos 12 anos, quando veio viver a icônica personagem Expedita, filha de Lampião e Maria Bonita, no filme "O Cangaceiro Trapalhão", em 1983. Desde o ano 2000 trabalha com Arte Educação.


Solange Teixeira participa do InConto Marcado desde a sua criação. Ambas contam com mais de 30 anos de carreira no Teatro, TV e Cinema. Solange trabalhou em mais de 30 peças, entre as quais, "As Anjas", que lhe rendeu prêmio de Melhor Atriz no Festminas (MG), Festival de Anápolis (GO) e FNT de Guaramiranga (CE); "Sonho de Uma Noite De Verão", "O Rei Leão" e "Tita e Nic" com a qual fez temporada em São Paulo em 2011. Em 1991 participou do especial da Rede Globo Os Homens Querem Paz.


Chico Anísio


No cinema, atuou em "O Auto da Camisinha", com Chico Anísio e Gero Camilo. Desde 2005 participa do projeto visita espetacular no Theatro José de Alencar com o ator Robério Diógenes. Ontem, recebeu o troféu Carlos Câmara, por sua contribuição ao teatro cearense.


A mais jovem integrante, Camila Di Cavalcanti, começou a atuar em 1997, ao nove anos, na escola, onde fez a peça "Sítio do Pica Pau Amarelo". Em 2005, participou de curso de teatro no Sesc, onde interpretou Cinderela e permaneceu alguns meses em cartaz. No mesmo ano, entrou para o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), no Theatro José de Alencar, onde foi aluna de Paulo Ess. Em 2006 entrou para o Curso de Arte Dramática (CAD) da UFC, e teve como professores Ricardo Guilherme, Ghil Brandão e Betânia Montenegro. Em 2009 formou-se no curso superior em Artes Cênicas no IFCE.


SAIBA MAIS


Pacatuba - Dias 9 e 10 de abril
Aracati - Dias 12 e 13 de abril
Boa Viagem - Dias 24 e 25 de abril
Quixadá - Dias 26 e 27 de abril
Maranguape - Dias 9 e 10 de maio


Canindé, Itarema, Acaraú e Camocim ainda não têm datas definidas para a visita do InConto Marcado


Mais informações:


Projeto InConto Marcado
(85) 8770-9451 / 8535 -2002
contatoincontomarcado@gmail.com



Alex Pimentel
Colaborador



Fonte: Regional – Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário