domingo, 29 de março de 2015

Aquiraz: Massagem ayurvédica promove bem-estar físico e emocional

Utilizando técnicas da medicina tradicional indiana e movimentos da ioga, a terapia ayurveda promove o alívio de dores e o relaxamento. Terapia é busca por quem tem problemas físicos e emocionais
Geetest (nome sânscrito dado a Marcos Jucá) dará treinamento nos próximos meses sobre técnicas da massagem ayrvédica
A massagem ayurvédica é uma terapia corporal que utiliza toques profundos para aliviar tensões físicas e melhorar o emocional de quem recebe a massagem, proporcionando alívio e relaxamento. Com as mãos, pés e cotovelos, os massagistas fazem movimentos utilizando o peso do próprio corpo, o que estimula os músculos e o fluxo sanguíneo. Nos meses de maio, junho e julho será realizado um treinamento para capacitar pessoas interessadas em aprender a fazer a massagem ayurvédica. O curso será realizado em Aquiraz.


O terapeuta Geetesh (nome sânscrito dado a Marcos Jucá), que ministrará o treinamento, explica que a massagem utiliza técnicas da cultura milenar indiana - massagem com óleos e meditação - e também movimentos da ioga. “Trabalhos de respiração, alongamento e meditação são feitos durante a massagem. Ela não atinge só o corpo, mas também a mente”, comenta.


A massagem é feita no chão sobre um colchonete, em ambiente aberto ou fechado. Porém, Geetesh indica que a terapia seja executada em ambiente fechado, silencioso e sem interferências externas, para que nada atrapalhe o massoterapeuta e a pessoa massageada. Utiliza-se óleo corporal e um pó chamado “varkhand”, que, segundo os massagistas, estimula o fluxo sanguíneo e limpa a pele.


De acordo com Geetesh, muitas pessoas com lesões físicas e problemas emocionais procuram a massagem buscando alívio e até mesmo a cura de alguma doença. Ele afirma que foram muitos os casos em que a melhora da pessoa foi significativa.


“Um caso que me chamou muita atenção foi o de uma jovem de 35 anos. Ela tinha osteoporose grave no quadril e calcificação no pescoço, que ela quase não movia mais. Fizemos quatro meses de terapia e os resultados foram ótimos. A calcificação cessou, ou seja, o osso do pescoço não cresceu mais, aliviando as dores e deixando que ela movimentasse a cabeça”, conta Geetesh.


Restrição


Nem todo mundo pode fazer a massagem ayurvédica. A restrição é para grávidas e pessoas com câncer, pois segundo Geetesh a massagem aumenta a produção celular e age no sistema linfático, podendo acentuar o quadro de metástase. 


Tarika Sofia, 33, é massagista ayurveda e tem formação em enfermagem. Ela é portuguesa mas mora em Fortaleza atualmente. Já trabalhou em hospitais como enfermeira e, após conhecer a terapia, decidiu trabalhar somente com massagem. Ela explica que muitos clientes que ela atendeu tiveram bons resultados logo nas primeiras sessões.


“Eu tenho um paciente que sentia muitas dores nas costas. Ele passava o dia sentado no trabalho e já tinha algumas lesões na coluna por conta disso. Ele me procurou, fizemos algumas sessões e as dores rapidamente passaram”, afirma.


A massagista conta que não foi somente a massagem “física” que melhorou as dores do paciente, mas a terapia emocional que também foi trabalhada a partir da massagem ayurvédica. “A terapia une o corpo e a mente. É por isso que tantas pessoas com problemas emocionais - depressão, traumas de infância, estresse - procuram a massagem ayurvédica para melhorar a condição emocional em que se encontram”. Tarika diz que se sente muito feliz e satisfeita em cuidar das pessoas e ajudá-las a ter uma vida melhor.


O fisioterapeuta André Parente procurou a terapia ayurveda buscando estabilidade emocional. Ele conta que estar em harmonia consigo, principalmente na profissão dele, é importante para realizar um bom trabalho. “Os resultados foram rápidos. A qualidade do meu sono e minha capacidade de concentração melhorou, além do meu nível de estresse ter diminuído muito”.


O campo para quem quer trabalhar com massagem ayurvédica tem crescido, assim como a procura pela terapia, segundo Geetesh. Quem tem interesse em trabalhar com isso precisa fazer o treinamento para aprender as técnicas e os movimentos utilizados na massagem. Geetesh defende que não somente a técnica deve ser ensinada, mas também a maneira de lidar com o problema do outro. “O terapeuta deve ter sensibilidade e passar à pessoa cargas positivas enquanto faz a massagem”, afirma.


Nos meses de maio, junho e julho Geetesh dará um treinamento para capacitar pessoas a oferecerem sessões de massagem ayurvédica. Ele afirma que qualquer pessoa pode fazer o treinamento, desde que tenha estrutura física adequada para usar o peso do corpo sobre outras pessoas. “Quem não tem um corpo leve mas quer aprender, pode fazer somente o primeiro módulo. Nele, ensinaremos o básico sobre a técnica, meditação, respiração e alguns movimentos”, explica.


Serviço

Treinamento em Massagem Ayurvédica

Onde: Osheanic, Avenida Treze de Fevereiro, 3059 - Aquiraz/CE

Quando: 29 a 31 de maio - Módulo I; 26 a 28 de junho - Módulo II; 3 a 5 de julho - Módulo III.

Informações: 85 9741 1444 / 85 9739 3200 / 85 3113.1821



Fonte: Ciência e Saúde – Jornal O povo (29/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário