segunda-feira, 30 de março de 2015

Vacinação contra HPV é realizada em Aracati

No Ceará, mais de 238,8 mil meninas, entre 9 e 11 anos de idade, devem receber a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que já está disponível nos postos de saúde.


O Ministério da Saúde (MS) enviou 250,7 mil doses da vacina que previne contra o câncer do colo do útero. Em todo o País, a expectativa é vacinar 4,94 milhões de meninas.


Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de desenvolver câncer do colo do útero, segundo o MS.


Desde o início de março, a vacina contra o HPV já está disponível nas 36 mil salas de vacinação do País. No Estado e nos Municípios, todos os postos já receberam a vacina.


Em Aracati, a coordenação de imunização está levando a vacinação ás escolas da sede e do interior do município. Nesta segunda-feira, 30/03, sob coordenação da enfermeira Carmem Lúcia, a vacinação aconteceu no Instituto São José.


O Ceará teve 100% das adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas na primeira fase da campanha, já na segunda, 67,6% das meninas receberam a imunização.


A taxa de incidência de câncer do colo do útero, estimada pelo Instituo Nacional do Câncer (INCA) para 2014, era de 20,27 casos para cada 100 mil mulheres, com registro de 930 casos.


Essa é a terceira causa de morte por câncer entre mulheres no Mundo e no Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário