quarta-feira, 11 de março de 2015

Pindoretama | Cascavel | Beberibe | Fortim | Aracati: Apesar da chuva, nível de recarga dos açudes é pequeno

O Litoral Leste do Estado registrou quatro das dez maiores chuvas das sete horas da última segunda-feira até as sete horas de ontem, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado às 14h05.


Ao todo, 154 municípios sofreram precipitações. Já em relação aos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos recursos Hídricos (Cogerh), apesar das chuvas, sofreram até aqui uma pequena oscilação positiva e armazenam hoje apenas 19,2% do seu volume.


Dos 152 açudes monitorados pelo órgão, 130 continuam com volume inferior a 30%. Para se ter uma ideia da gravidade do quarto ano seguido de estiagem, segundo prognóstico da Funceme, apesar das chuvas, açudes como o Barragem do Batalhão e o Carnaubal, em Crateús, continuam apresentando o nível zero de armazenamento.


O mesmo fenômeno acontece em relação ao São José III, em Ipaporanga; e ao Sucesso, em Tamboril. Todos eles estão localizados na Região dos Inhamuns, a mais castigada pela estiagem e onde menos chove em todo o Estado do Ceará.


Em Tauá, a situação também continua crítica. Dos cinco açudes localizados no Município, apenas um deles tem mais de 1%, o Favelas (1,89%). Os demais apresentam os seguintes percentuais de água armazenada: Várzea do Boi (0,52%), Brôco (0,42%), Trici (0,24%) e o Forquilha II que continua sem um pingo d'água.


A maior chuva divulgada ontem foi em Pindoretama, com 66 milímetros. Aracati foi banhada por 56.4 milímetros, Beberibe com 50.2 mm e Fortim com 43 mm. Todas as regiões foram contempladas com o tempo chuvoso, embora em menores proporções. Conforme a Funceme, durante o dia de hoje, a previsão é a seguinte: "O Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, ao longo do período, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e com chuva em todas as regiões".


Já amanhã, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no norte e centro. Nas demais regiões cearenses, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no decorrer do dia".







Fonte: Regional – Diário do Nordeste (11/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário