quarta-feira, 11 de março de 2015

Aracati: Semana de múltiplas linguagens no Interior

Sesc leva cerca de 100 atividades culturais para as suas sedes em nove municípios cearenses



Não é novidade que Fortaleza concentra grande parte das atividades culturais do Estado. Contudo, ainda que não haja estrutura e investimento suficientes, há quem se esforce para que o crescimento do cenário artístico aconteça de forma homogênea no Ceará.


Com foco nessa proposta, o Serviço Social do Comércio no Ceará (Sesc-CE) realiza, ao longo desta semana, atividades contemplando múltiplas linguagens em palcos de suas sedes e espaços das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu, Aracati, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Crateús e Ibiapina.


A Semana de Artes Integradas Sesc acontece pela primeira vez com esse nome. Antes, o evento chamava-se Semana Sesc de Artes Cênicas.


Ampliando o escopo de atuação, dessa vez as atividades contemplam a música, as artes visuais, o audiovisual e as manifestações de grupos tradicionais. "Buscamos integrar todas as formas de expressão de arte com que a instituição trabalha. Essa já era a proposta do evento há três anos. A mudança de nome foi apenas a formalização de algo que acontecia", diz Sérgio Magalhães, supervisor do programa de Cultura da Unidade de Juazeiro do Norte do Sesc.


É na cidade apadrinhada por Padre Cícero que se concentram as apresentações de artes cênicas do evento, ainda que outros municípios também recebam espetáculos. Ao longo da semana, deverão subir nos palcos de Juazeiro do Norte cerca 13 grupos teatrais, do Ceará, Sergipe e Paraíba.


Para compor a programação deste ano da Semana, foram priorizados grupos novos ou que ainda não tenham se apresentado no Sesc.


"Recebemos anualmente propostas de vários grupos, iniciantes ou que têm uma proposta diferente, querendo se apresentar na instituição. Não dá para atender a toda essa demanda. Pegamos esse material, que é entregue em todos os meses do ano, e decidimos escolher dentre eles quem faria parte da programação", explica Sérgio.


As atividades do evento acontecem em alusão ao Dia Mundial do Circo e do Teatro, comemorado dia 27 de março. Em Fortaleza, as atividades da Semana irão acontecer apenas em junho, mas com outra proposta. No Interior, o evento que antecipa as celebrações conta com programação artística que segue, em parte, até o dia 14, com outras atrações se estendendo até o dia 28 deste mês.


Desconstrução


É o caso da exposição "Liquidez", do coletivo Café com Gelo, formado por artistas residentes na região do Cariri. Aberta desde o dia 4 de março, a exposição é composta por fotografias registradas pelas lentes de Yasmine Moraes e Rafael Vilarouca, potencializadas pela sonoplastia do músico Dukke e da arte final do designer Ramons Kesllen.


As competências combinadas, de acordo com o grupo, resultam em uma instalação em que a imagem extrapola a si mesmo e se torna em um objeto de arte.


O título da exposição faz alusão ao conceito econômico que mede a rentabilidade de um produto no mercado ao mesmo tempo em que remete ao conceito de sociedade líquida, de autoria do polonês Zygmunt Bauman. De acordo com o filósofo, o homem ocidental pós-moderno vive uma diluição dos valores que antes possibilitavam a relação com o outro, dando lugar a um sentimento de incerteza constante.


É com essa ideia provocadora que o coletivo exibe na unidade Sesc de Juazeiro do Norte 19 fotografias impressas nas medidas 1 metro por 66 centímetros.


Nas imagens, corpos e paisagens se diluem e se sobrepõe m, caóticos e fragmentados. Algumas fotos foram registradas no ano passado, já outras foram feitas especialmente para a exposição. "Buscamos nas fotos retratar a ideia do ouro, da riqueza, e como a sociedade de hoje nos dá muita liberdade e, ao mesmo tempo, quais as consequências dessas ações 'livres'", explica a fotógrafa Yasmine Moraes.


Assim como na edição do ano passado, o Overmúsica encerra a programação do evento com uma virada musical. Realizada das 20 horas do dia 14 às 6 horas do dia 15, no Terreiro da Mestra Margarida, a programação reúne cinco atrações: Verônica Decide Morrer (CE), Nazirê (CE), Tremião (PB), Cabroeira (PE) e Coutto Ochesta (SE).


Saiba mais


Hoje, Dia 11


Juazeiro do Norte
9h - Na Feira Livre Tem Palhaço (CE). Na Feira Livre bairro São Miguel
19h - Loucuras de Amor (CE). No Teatro Sesc Patativa do Assaré
20h30 - Banda Cabaçal Santo Antônio. No estacionamento da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc
21h - Espetáculo "Oh! Terrinha Boa" (PB). No Teatro Sesc Patativa


Iguatu
9h - Espetáculo "Oh! Terrinha Boa" (PB). No Liceu de Iguatu
19h - Espetáculo "Pelejas de um Coração" - Tá na rua de Teatro (CE). Na Unidade Iguatu do Sesc
19h - Espetáculo "Oh! Terrinha Boa" (PB). No IFCE-Cedro


Quixeramobim

Conversa com João Pedro do Juazeiro e Arievaldo Viana. Horários: manhã (Escola Maria Pimenta), tarde (Escola Agrícola e Profissionalizante) e noite (Projeto Sesc Ler)


Mais informações:


Semana de Artes Integradas Sesc 2015, até o dia 14 de março, com parte das atrações se estendendo até o dia 28, em nove cidades do interior cearense. Gratuito. Programação em:sesc-ce.com.br. Contato: (85) 3464.9323


Leonardo Bezerra
Repórter





Fonte: Caderno 3 – Diário do Nordeste (11/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário