sexta-feira, 13 de março de 2015

Icapuí: SEDEMA inicia o processo de capacitação e sensibilização da Agenda Ambiental - A3P

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA, atendendo à preocupação com as questões ambientais no município de Icapuí, está dando continuidade as atividades de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública- A3P.


A Agenda é um programa do governo federal, que tem como principal objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores, e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública.


O processo de implantação do programa passou por duas etapas: Assinatura do Termo de Adesão pelo prefeito Jerônimo Reis e elaboração do Plano de Trabalho com tempo de execução de 5 anos ( Outubro de 2014 a Outubro de 2019) prazo estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente- MMA.


A A3P possui 5 eixos para serem realizados durante esse prazo: 1- Criar a Comissão Gestora da Agenda; 2- Realizar o Diagnóstico Socioambiental; 3- Elaborar o Plano de Gestão Socioambiental; 4- Realizar a Capacitação e a Sensibilização e 5- Realizar a Avaliação e Monitoramento.


Portanto, algumas atividades já foram iniciadas como a criação da comissão gestora pela Portaria N° 001/2015, de 05 de janeiro de 2015, composta por representantes das secretarias e autarquias; iniciou o processo de capacitação dessa comissão; e agora está em andamento a capacitação e sensibilização dos servidores da Prefeitura Municipal de Icapuí juntamente com a realização do diagnóstico socioambiental com a aplicação de questionários. A SEDEMA, o IMFLA e a secretaria de EDUCAÇÃO já passaram por esse processo.


A participação do município de Icapuí no A3P é imprescindível para a implementação de políticas públicas de sustentabilidade. A Agente Ambiental Kettiane Pimentel (SEDEMA) está a frente da atuação e processo da A3P no Município, e informa que o processo de capacitação dos servidores irá ser realizado até o final do mês de Maio.


Por Kettiane Pimentel - Agente Ambiental



Nenhum comentário:

Postar um comentário