quinta-feira, 12 de março de 2015

Aracati: Paixão de Cristo, cinco destinos para a Páscoa

Ceará, Pernambuco e Piauí despontam no roteiro de quem quer reviver os últimos passos de Jesus
Nova Jerusalém, a 180 km de Recife, é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo

Em Pacatuba, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, ocorre a maior e mais antiga encenação da Paixão de Cristo no Ceará

As cenas mais emocionantes do espetáculo apresentado há 27 anos em Aracati, também no Estado, têm lugar no largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Todos os anos as produções acontecem durante a Semana Santa, que antecede a Páscoa, e são uma forte tradição no Brasil. A mais famosa é a que ocorre na cidade cenográfica de Nova Jerusalém, a 180 km de Recife, em Pernambuco. Atores de fama nacional, grande estrutura, rico figurino e efeitos especiais dão forma a este que é o maior espetáculo do gênero no País, servindo de inspiração para outras encenações, inclusive aqui no Ceará, garantindo a programação de quem vai curtir ou não o feriado no Estado. Confira um roteiro com o que há de melhor para reviver os últimos momentos de Jesus.


Logo aqui ao lado, a 31 km da Capital, é montada aquela que é uma das maiores e mais antigas produções da Paixão de Cristo no Ceará. Há 41 anos, Pacatuba brinda os visitantes com um espetáculo que tem lugar, atualmente, na Praça da Paixão localizada no centro do município. O equipamento foi construído especialmente para receber o espetáculo, que começou com a iniciativa de uma família tradicional da cidade.


Hoje, entram em cena 200 atores e há toda uma infraestrutura montada para receber o turista, composta de camarotes, arquibancadas, telões, iluminação artística, som e equipamentos de alta qualidade. As apresentações acontecerão nos dias 2 e 3 de abril, a partir das 18h.


Além da possibilidade de assistir à encenação, o visitante poderá conferir também as riquezas naturais da região, como o Parque das Andréas, assim como praticar voo livre, parapente, montanhismo e curtir trilhas ecológicas.


Outro município cearense que espera receber grande público no feriado é Aracati. Cidade histórica e litorânea, há 150 Km de Fortaleza, há 27 anos consecutivos realiza esse tradicional espetáculo teatral ao ar livre. Com um elenco de 150 atores e figurantes, a peça tem entrada gratuita e será apresentada em frente à Igreja Matriz, nos dias 2 e 3 de abril, a partir das 20 horas. Neste ano, o evento adotará nova concepção cênica, trazendo mais efeitos especiais e uma série de novidades.


Cortejo em destaque


Encenada ao longo de todo o centro histórico da cidade, fará um percurso de três quilômetros, quando a caravana sagrada com suas carruagens de época e a cavalaria romana seguirão pela rua grande com luzes apagadas e tochas acesas. Todo esse cortejo, acompanhado por milhares de espectadores que se transformam em figurantes do espetáculo, se dirigirá ao largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde acontecem as cenas mais emocionantes: o lava-pés, a santa ceia, os milagres, a prisão, morte, ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo.


Ainda no circuito, Juazeiro do Norte, no Cariri, a 549 km da Capital, estreia neste ano no roteiro de grandes apresentações da Paixão de Cristo no Ceará. A maior parte dos 100 atores é local, mas há também artistas consagrados nacionalmente, como Eriberto Leão, que fará o papel de Jesus Cristo. As apresentações acontecerão no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri, nos dias 3, 4 e 5 de abril.

Pelo Nordeste


Já para quem pretende sair do Ceará durante a Semana Santa, dois grandes espetáculos da Paixão de Cristo não podem ficar de fora do roteiro. Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, a cidade cenográfica de Nova Jerusalém, em Pernambuco, abrirá suas portas de 28 de março a 4 de abril. A encenação, com a participação de 50 atores e 400 figurantes atuando em nove palcos-plateia, é uma das maiores atrações turísticas do período e já conta com 48 anos de história, tendo atraído mais de 3,5 milhões de espectadores vindos de todas as partes do Brasil e do exterior.


Em 2015, tem como atrações as participações de artistas de destaque em novelas da TV Globo. O papel de Jesus será interpretado por Igor Rickli que dividirá os palcos com Humberto Martins, como Pilatos; e Paloma Bernardi, no papel de Maria.


Já no Piauí, Floriano, a 240 km de Teresina, é outra cidade que merece destaque. Todos os anos a Paixão de Cristo é apresentada na sexta-feira Santa e no sábado de Aleluia, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica, segundo maior a céu aberto do País, sempre com entrada franca. Com a atuação de atores nacionais e locais, esse ano, o evento contará com Oscar Magrini, como Caifáz, Elke Maravilha, como Herodias, e Luigi Baricelli, interpretando Pôncio Pilatos.


Anchieta Dantas Jr.
Editor


Fonte: TUR – Diário do Nordeste (12/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário