quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cascavel atrai pela beleza que vem da terra

Artesanato em cerâmica, palha e cipó prometem encantar e atrair cada vez mais visitantes à cidade

Fotos: Patrícia Araújo
Cascavel é uma das cidades do litoral cearense mais frequentadas em razão de suas praias. Caponga, Águas Belas e Barra Nova fazem a festa dos turistas de vários lugares do Estado e do Brasil. Atualmente, porém, o município está se projetando muito mais pela beleza de seu artesanato. Afinal, a habilidade dos artesãos locais para manejar a palha, a argila e o cipó promete ser um dos grandes atrativos para o trade turístico nesta próxima temporada.

Conta-se que o artesanato se desenvolveu, ao longo dos anos, pela necessidade dos moradores, em razão da carência de utensílios domésticos. Seja como for, estimulou a formação de centenas de hábeis profissionais. O ofício, transmitido há várias gerações de pai para filho - ou de mãe para filha -, é fonte de renda para dezenas de famílias nas comunidades da zona rural do município.

Até pouco tempo atrás, elas trabalhavam isoladamente. Agora, se uniram e passaram a se organizar em grupos produtivos. Dessa forma, surgiram instituições como as da Comunidade da Boa Fé e a Associação de Artesãos de Moita Redonda (AAMR). Esta reúne cerca de 30 mulheres artesãs, responsáveis pela confecção de inúmeras peças de argila, com destaque para pratos, quartinhas e moringas, além de peças decorativas, como miniaturas de animais, dentre as quais, jumentos com suas cangalhas, sapos, cágados, araras e peixes.

Tradição

Mas os homens também têm espaço, ajudando na parte pesada do trabalho, durante o processo do preparo do barro, da queima das peças nos fornos, do armazenamento e do transporte dos produtos. O trabalho, que mobiliza praticamente todos os integrantes das famílias, encanta os visitantes pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela fineza nos traços. Tudo isso pode ser visto de perto no polo de artesanato de Cascavel, localizado na entrada da cidade - distante cerca de 60 km de Fortaleza. Ali, além dos objetos de cerâmica, estão à disposição peças feitas com palha, cipó e renda. Outro espaço de destaque para exibição do artesanato de Cascavel é a Feira de São Bento, onde os artistas expõem seus produtos e festejam o alto fluxo de compradores. No local também ocorrem apresentações culturais periódicas e a venda de comidas típicas.

Para diversas famílias das praias de Caponga e Barra Nova, o turismo de lazer deixou de ser a principal ocupação. A renda de bilro labirinto, produzida artesanalmente, dá forma a diversas peças refinadas. A renda de Cascavel ganhou fama depois de fazer parte dos painéis que compuseram o cenário do Programa No Limite, da TV Globo. Mas o entrelaçar dos fios também dá forma a artigos para utilidade doméstica e decoração de casas e jardins. Já na comunidade de Bica, cerca de 60 famílias se mantêm com a produção de portarretratos, móveis, entre muitos outros objetos feitos de cipó.

Giuliano Villa Nova
Especial para o Tur


Fonte: Caderno Turismo – Diário do Nordeste (04/ 12/ 14)




Nenhum comentário:

Postar um comentário