quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Igreja Matriz de Aracati rompe a barreira dos 300 anos

Como parte das comemorações de um fato histórico para município, o Governo Municipal de Aracati e os Correios lançam na próxima sexta-feira, dia 05 de dezembro de 2014, às 19h, nas dependências da Biblioteca Pública Monsenhor Bruno, o Selo e o Carimbo comemorativos dos 300 anos de fundação da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Aracati.


História - Igreja Matriz


Em 1714, há exatos 300 anos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, era somente uma Capela construída de taipa, com uma frente de tijolos, coberta de palhas, porém logo nas primeiras enchentes do Rio Jaguaribe ela viera a se desfazer.


No entanto este fato não extinguiu do povo aracatiense o sonho de dar a Deus um lugar para se reunirem e invocarem seu Santo nome.


No ano de 1747 o Padre José Lopes iniciou, juntamente com o povo, a construção de uma nova Capela de tijolos que recebeu o auxílio do Capitão Aguiar na retomada da obra.


Este Capitão, a seguir, falecera passando assim a competência da obra para o Capitão Manoel Rodrigues da Silva no final dos anos de 1769 para a conclusão da Igreja Matriz.


Em 1773 foram realizadas as construções da sacristia, portas e portais de pedra de origem baiana através de grandes embarcações que aportavam no seio do Rio Jaguaribe.


Em sua estrutura física encontra-se uma porta central ladeada por duas outras entalhadas a ponta de faca e com almofadas em relevo.


Na fachada observam-se os sinos, o relógio carrilhão e o registro da data de sua edificação escrito em romanos o ano de 1785.


Seu interior é rico em obras de talha, imagens e detalhes em estilo Barroco formando um conjunto arquitetônico digno de apreciação.


À sua frente se localiza o grande Cruzeiro, com os símbolos dos sofrimentos da Paixão de Cristo: (dados, mão, galo e a caneca de fel), tendo cada um seu significado no contexto da salvação.


No decurso da história de sua fundação a Igreja Matriz recebeu algumas reformas, contudo considerando e preservando seus aspectos originais da época.


Mais que um patrimônio arquitetônico-histórico-cultural a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário nesta cidade de Aracati, é um patrimônio imaterial para a espiritualidade do povo desta terra que celebra nestes 300 anos a fé como instrumento e fundamento da esperança.


Com informações de Rônet Alves de Matos – com pesquisa em wikipédia

Fonte: aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário