sábado, 6 de dezembro de 2014

Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é filho de Pindoretama

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. É natural de Pindoretama - CE, casado desde dezembro de 1980, com a Profª. Dra. Antônia Maria das Graças Lopes Citó, professora da UFPI, com quem tem três filhos: Lorena Citó Lopes (Farmacêutica, mestre em Farmacologia e doutoranda do Programa RENORBIO) casada com Tércio Resende Santana, Alexandre Citó Lopes (bacharel em Ciências da Computação e estudante de Engenharia Civil) e Lara Citó Lopes (estudante de Arquitetura) e um neto, Tércio Filho.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado - Nível III, docente do Departamento de Química da UFPI, desde março de 1978.

Pertence ao quadro de professores dos Programas de Mestrado em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nos quais ministra disciplinas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Publicou 31 artigos em Periódicos Nacionais e Internacionais e 148 Trabalhos em anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Exerceu, na UFPI, os cargos de Chefe de Departamento de Química, Coordenador dos Cursos de Graduação em Química, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Diretor de Centro de Ciências da Natureza, Presidente da Comissão Central de Concursos e o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento. Vice-Coordenador Nacional do Programa Olimpíada Brasileira de Química e integrante dos Júris da Olimpíada Iberoamericana de Química e da International Chemistry Olympiad, que são constituídos por dois docentes de cada país-membro.

Como membro desses júris, representou o Brasil em olimpíadas de química realizadas em 19 países: Argentina, Alemanha, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Japão, México, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Turquia e Venezuela.

Nomeado em 14 de novembro de 2012 pela Presidenta da República Dilma Rousseff. Nomeação publicada no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2012.



Fonte: www.ufpi.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário