quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aquiraz, Pindoretama, Eusébio, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e IcapuÍ: Roteiros integrados são aposta para fortalecer o destino Ceará

Sebrae se une a órgãos oficiais do turismo a fim de viabilizar a exploração da atividade de forma sustentável



Turista não enxerga limites geopolíticos. Ele quer, como todo consumidor, produto de qualidade, diferenciado, que seja capaz de proporcionar novas experiências, outros estímulos. Partindo desse princípio, surgiu a idéia do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, lançado em 2004 pelo Ministério do Turismo (MTur). Com a estreita parceria do Sebrae, desde o planejamento à execução, o programa busca a diversificação da oferta turística no País, estruturando atrativos em produtos e inserindo-os no mercado de forma qualificada e diferenciada.

Entre as estratégicas mercadológicas utilizadas para transformar a oferta de um destino em produto turístico rentável e comercialmente viável, a criação de novos roteiros, ou roteirização, é uma das mais eficazes. A gestora do Turismo do Sebrae no Ceará, Evelyne Tabosa, entende que a iniciativa auxilia o processo de identificação, elaboração e consolidação de novos roteiros turísticos. Além disso, diagnostica a necessidade de aumentar os investimentos naqueles já existentes, seja na melhoria da estrutura atual, seja na qualificação dos serviços oferecidos.

"Todo processo de roteirização tem como foco a construção de parcerias de modo a buscar o adensamento dos negócios nas regiões turísticas. Assim, os roteiros são concebidos de forma a maximizar esforços", explica. Segundo ela, essa modalidade de trabalho auxilia no incremento do fluxo de turistas, aumenta a permanência média deles e consequentemente fomenta a circulação de dinheiro, favorecendo o desenvolvimento sustentável.

Primeira experiência

A primeira experiência no Ceará dessa estratégia de roteirização começou a ser implantada em 2005, num roteiro que envolve, além do Ceará, Piauí e Maranhão, num total de 14 municípios, tendo como principais atrativos Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Ao longo de quase dez anos de trabalho, o roteiro ganhou destaque em âmbito nacional e conquista cada vez mais espaço entre os turistas estrangeiros. Em 2009, a Rota das Emoções foi premiada, pelo Ministério do Turismo, como o melhor roteiro integrado do Brasil.

O trabalho já passou por várias etapas, mas é pautado essencialmente na instalação da governança regional, na qualificação das empresas envolvidas, na diversificação de produtos inovadores e na ampliação dos mercados alvos.

Os resultados da atuação conjunta entre empresários locais, Sebrae nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e Sebrae Nacional são imensos. Em 2013, a Rota das Emoções envolveu 6.929 empregos diretos, destes 35% eram de carteira assinada.

Atualmente 79% dos empreendimentos envolvidos com a Rota das Emoções são legalizados. Em 2008, o percentual era de 54%.

Com relação aos canais de distribuição, em 2009 a Rota das Emoções contava com 30 agências parceiras. Em 2013, são 50. No caso das operadoras, em 2011, a Rota estava na prateleira de 15 empresas nacionais. No final de 2013 já eram 36 operadores tanto do País como internacionais. No quesito permanência do turista dentro do roteiro, em 2008 era de três dias. Em 2013, esta subiu para oito dias. Desde 2009, a taxa de crescimento do fluxo de turista tem acréscimo superior a 20% ao ano.

"Na Rota das Emoções, diversos municípios se integram e se complementam na prestação de serviços aos turistas, agregando valor aos territórios. Os municípios são incentivados a um trabalho conjunto de estruturação e promoção, em que cada peculiaridade local pode ser contemplada, valorizada e integrada num mercado mais abrangente. São quase dez anos de trabalho e os resultados mostram que tem valido à pena, que o desenvolvimento econômico vem junto com o desenvolvimento do turismo", resume Suilany Teixeira, gestora da Rota das Emoções no Ceará.

Costa dos Ventos ampliou a oferta

A partir da experiência da Rota das Emoções, o trabalho de roteirização é ampliado ano a ano, num esforço encabeçado pelo Sebrae em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos municípios e do Estado. Em 2008, surgiu o roteiro integrado Costa dos Ventos, unindo destinos com características naturais em comum.

Esse roteiro turístico integrado envolve os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi e tem como propósito promover a cooperação desses destinos para que todos trabalhem unidos em prol do desenvolvimento sustentável da região, harmonizando a oferta turística desses destinos para ampliar a sua competitividade no mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada localidade participante.

Construção de referencial

Alicerçado na busca pela qualidade na prestação dos serviços ao turista e na inserção da comunidade no processo, o projeto tem como sempre em foco a construção de um referencial cultural, principalmente com a inclusão do artesanato como um diferencial mercadológico.

"As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região" explica a gestora do projeto e também analista do Sebrae, Cattleya Guedes.

Por isso, o público alvo da iniciativa são os empreendedores dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios.

O projeto já beneficiou mais de 300 empreendimentos da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, tendo como resultado a geração de emprego e renda.

Iniciativa vai do litoral ao Cariri

Seguindo a mesma linha da Rota das Emoções e da Costa dos Ventos, teve origem em 2009 a Rota das Falésias - Cenário de Cores, integrando em um só produto oito municípios do litoral leste: Aquiraz, Pindoretama, Eusébio, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. O roteiro nasceu por iniciativa de um grupo de empresários que participavam de uma oficina de comercialização promovida pelo Sebrae-CE.

Unidos pelo desejo de oferecer um produto diferenciado a turistas nacionais e internacionais, os empresários vêm juntos desde então, com o apoio do órgão e ainda da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), procurando desenvolver ações que proporcionem maior competitividade dos produtos turísticos dessa região, otimizando esforços e recursos.

"O objetivo é estruturar, fortalecer e promover a comercialização da Rota das Falésias proporcionando maior competitividade e sustentabilidade para os municípios e os negócios do litoral leste", afirma a gestora do projeto Lucieuda Bezerra.

Além das praias

Mas o trabalho de roteirização vai além do litoral. No Cariri, surgiu em 2010 a ideia de estruturação do Roteiro Chapada do Araripe de Cicloturismo Trata-se de uma iniciativa inédita no Ceará que partiu de uma entidade não governamental, a Ecobikers, com a parceria do Geopark Araripe e do poder público municipal com o objetivo de criar um circuito oficial autoguiado de cicloturismo, modalidade que conquista cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

O roteiro integra as seis cidades onde estão localizados os geossítios do Geopark Araripe, o único do Brasil. O roteiro começa e termina no Crato, mas inclui também os municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte, totalizando 280 quilômetros, distribuídos em cinco dias.

Outro diferencial do roteiro é que no plano da Chapada do Araripe, mais especificamente na Floresta Nacional do Araripe, encontra-se a maior "singletrack" do Brasil. Nessa modalidade, os ciclistas fazem a trilha pedalando em uma espécie de fila indiana em função das características do terreno.

Por meio do escritório regional do Cariri, o Sebrae apoia o roteiro não só através da participação em eventos, mas também com orientações técnicas e estímulo ao empreendedorismo e melhoria dos serviços prestados aos turistas e ciclistas, nos municípios que compõe o roteiro.

A expectativa é que a iniciativa traga resultados muito positivos para a região, como o aumento do fluxo de turistas, prosperidade dos pequenos negócios e geração de emprego e renda. O roteiro foi lançado em abril deste ano e já contabiliza visitas de turistas outros Estados, a exemplo de um grupo da Paraíba que em novembro desembarcou no Cariri para seguir o roteiro.

Em Baturité

A iniciativa mais recente de roteirização articulada pelo Sebrae no Ceará é o roteiro Aromas e Sabores da Serra, no Maciço de Baturité. O objetivo é estruturar e consolidar uma rota turística a partir do levantamento das potencialidades locais, aprimoramento de serviços oferecidos e com ações de valorização dos talentos da região, da sabedoria popular e da autenticidade das produções culturais.

De acordo com a articuladora do escritório regional do Sebrae em Baturité, Fabiana Gizelle, a região possui amplo potencial turístico, devido ao clima serrano, inúmeros atrativos naturais e culturais e ainda apresenta diversos empreendimentos e produtores de flores tropicais. Neste cenário, a visitação turística que acontece ainda de forma espontânea a essas propriedades poderá tornar-se um novo produto turístico de valor agregado à região e gerar novas alternativas econômicas, sociais e culturais.


Fonte: Caderno Turismo – Diário do Nordeste (04/ 12/ 14)

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