quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aquiraz a Icapuí: Rota das Falésias: cenário de cores, sabores e fazeres

Areias, coloridas, esportes náuticos, cultura e gastronomia se unem para receber bem o turista

Foto: Patrícia Araújo

Foto: Thiago Gaspar

Foto: Melquíades Júnior


Um por todos e todos por um. Entre nesse clima para desfrutar sob uma nova perspectiva desse pedaço do litoral cearense, privilegiado por uma beleza natural exuberante, praias de água tépidas, dunas, mangues e foz de rios resultando em um cenário de cores capaz de encher os olhos de qualquer um. Ao invés de curtir cada praia isoladamente, ou optar por um bate e volta a partir de Fortaleza, a proposta, agora, é percorrer o que vem sendo chamado de Rota das Falésias, onde sol, mar, areias coloridas, esportes náuticos, cultura e boa mesa se unem em um cardápio de possibilidades para receber bem o visitante.

Em uma semana, por exemplo, é possível de Aquiraz a Icapuí, traçar um roteiro envolvendo o melhor da costa leste cearense, passando por praias como as já celebradas Caponga, Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada e Redonda, mas também desvendar recantos como Águas Belas, Parajuru e Pontal de Maceió ainda pouco explorados.

Para se ter uma ideia, a proximidade dos municípios que formam o litoral leste do Ceará, favorece ao turista visitar uma localidade e hospedar-se em outra, estimulando, assim, a integração, complementação e atratividade da região.

Saindo da Capital, o passeio pode começar com uma parada no Eusébio para provar de uma das mais representativas iguarias da gastronomia regional, a tapioca, no Centro das Tapioqueiras, onde a variedade de sabores, salgados e doces, impressiona.

De lá o destino deve ser o município de Aquiraz. Com 36 quilômetros de costa, este já atrai pelo maior parque aquático do País, o Beach Park, mas também por praias como Prainha, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque. Na continuidade do percurso, saindo um pouco do litoral, a sugestão seria uma visita à cidade de Pindoretama, onde além de encontrar a maior rapadura do mundo, o visitante pode conhecer os engenhos que produzem o doce e ainda cachaças artesanais.

Encontro do rio com o mar

De volta à costa, em Cascavel, vale um pulo em Águas Belas, onde a beleza do encontro do rio com o mar e suas dunas brancas são um convite a um mergulho refrescante e ao descanso. As piscinas naturais que se formam na maré baixa foram o que deram o nome ao lugar. Já a vizinha Caponga também merece um olhar atento, sobretudo se a visita ocorrer no mês de novembro, quando é realizado, ali, o Festival da Sardinha.

Areias coloridas

A próxima parada, Beberibe, é onde vai estar a maior expressão daquelas que dão nome à rota. As falésias de praias como Morro Branco e Praia das Fontes, com suas areias coloridas e seus labirintos são de uma beleza rara. Por lá, é possível encontrar 12 cores diferentes de areias, as mesmas usadas para fabricar as garrafinhas, famoso artesanato da região. E a grande e confortável rede hoteleira existente pode proporcionar a base necessária para desfrutar dos atrativos locais e dos arredores, ficando, se preferir, por mais tempo.

Logo depois, à margem do Rio Jaguaribe, o maior do Estado, o Fortim oferece a quem o visita um paraíso ecológico, com mangues ricos em uma vegetação deslumbrante, aves e mariscos. Nesta localidade, outra onde o rio se encontra com o mar, o cenário que se descortina é perfeito para muitas fotos de recordação.

Na sequência, chega-se à festejada Canoa Quebrada, no município de Aracati. O astral dessa praia a tornou conhecida internacionalmente. Além das dunas, que podem ser visitadas nos passeios de buggy, a noite é outro forte atrativo do lugar, com sua famosa "Broadway", rua central onde se encontra uma infinidade de bares, restaurantes e pequenas boates. Uma vez por lá, vale ficar atento à programação cultural. Canoa sedia muitos eventos culturais e musicais, como festivais de jazz e de cinema.

Por fim, avista-se o município de Icapuí, famoso por suas belas praias - Ponta Grossa, Redonda e Barreiras são exemplos - e um destacado coqueiral, bem diferente do que se viu no restante do litoral leste, tornando a paisagem uma atração especial. (ADJ)


Fonte: Caderno Turismo – Diário do Nordeste (04/ 12/ 14)




Nenhum comentário:

Postar um comentário