sábado, 6 de dezembro de 2014

Avô paterno do músico João Donato era de Aracati

Leiam a integra da Matéria:


Últimos dias de Choro e Jazz

Festival Choro Jazz chega ao fim com shows dos homenageados João Donato e Arismar do Espírito Santo

O som do choro e do jazz já ecoa pelas dunas de Jericoacoara há quase uma semana. O intercâmbio direto entre músicos desses dois gêneros musicais, um essencialmente brasileiro e o outro originário de New Orleans, nos Estados Unidos, chega aos últimos dias de programação nesse fim de semana. O show com os dois homenageados desta sexta edição, os músicos João Donato e Arismar do Espírito Santo, é uma das atrações esperadas para a noite deste sábado (6).

O evento, que reuniu ao longo dos últimos dias grupos de referência na cena instrumental, como o duo de violonistas Duofel, o grupo de choro Água de Moringa, Duo Taufic, de Natal, e Mira Mari, projeto que celebra o encontro do clarinetista italiano Gabriele Mirabassi com o pianista fluminense André Mehmari, tem dado bons resultados, de acordo com o produtor e idealizador do festival, Capucho. "A frequência aumentou drasticamente. Tem gente de diferentes países, Estados Unidos, China, Alemanha, Itália e Argentina vindo para o festival; as oficinas estão lotadas e, nas apresentações noturnas, o povo não arreda o pé", afirma.

A movimentação, segundo Capucho, supera e muito a realidade dos outros anos. "O que está acontecendo aqui é uma coisa para celebrar. Não tinha visto essa euforia tão grande comparando com os anos anteriores. Muita gente encantada e já querendo saber a data do ano que vem", comemora.

Chama muito a atenção do produtor a forma como o público tem se engajado no festival. "Está mais do que provado que quando você serve as pessoas com música de qualidade, dá essa oportunidade, elas aproveitam", reconhece.

Questionado sobre dinâmicas a serem aprimoradas no futuro, o produtor admite que são poucas as mudanças para a primeira semana de dezembro do próximo ano, quando deve acontecer a sétima edição, e tece críticas à ausência do Governo do Estado nas atividades do festival. "Quem deveria aprimorar mesmo e procurar saber o que está acontecendo aqui é o Governo do Estado. É inadmissível eles não estarem presentes nesse encontro de cultura, turismo, educação. Isso é minha tristeza, mas a gente passa por cima. Se você veio nesse mundo só para somar, não vale. Tem que dividir, compartilhar com as pessoas", defende.

Homenageados

Integrados à programação do Festival, os músicos João Donato e Arismar do Espírito Santo, homenageados desta edição, se apresentam na noite deste sábado, a partir das 22h30, ao lado dos companheiros Robertinho Silva (bateria) e Ricardo Pontes (sax e flauta). O show ocorre logo após a apresentação da Filarmônica Maestro Israel Gomes, de Pernambuco.

O acreano João Donato, que em 2014 comemora 80 anos de vida e 65 de carreira, já está em Jericoacoara desde o domingo passado, participando ativamente da programação. Enquanto o multi-instrumentista Arismar se dedica às oficinas, Donato, reconhecido internacionalmente como um dos precursores da Bossa Nova, é presença confirmada na plateia em cada show noturno. Encantado com a paisagem do litoral cearense, o músico, cujas raízes familiares também são daqui, já que seu avô paterno era de Aracati, reforça a importância de um intercâmbio como esse para a música nacional.

"É muito saudável essa mistura do choro com o jazz. Já se vem comentando que o choro é uma forma de jazz brasileiro. Isso é muito admirável. Eu gostei muito da experiência e espero corresponder amanhã com meu show, ajudando a abrilhantar essa festa", afirma Donato.

O espetáculo "A Música de João Donato" sintetiza a vida e a obra do pianista e compositor que ganhou os palcos do mundo desde muito cedo. Neste show, o parceiro de Tom Jobim, João Gilberto, Martinho da Vila, Cazuza e de uma gama de compositores contemporâneos está disposto a contar as curiosidades da sua história, tendo como fio condutor um repertório autoral diverso, transversal e original.

Músicas eternizadas como "Bananeira", "Nasci para bailar" e "Café com pão", por exemplo, não vão faltar na apresentação. Donato está animado. "Espero voltar ano que vem. Se Deus quiser e me convidarem de novo, eu venho. Aqui é o verdadeiro paraíso", encerra o músico.

Mais informações:


Festival Choro Jazz. Até o dia 7 de dezembro, em Jericoacoara. Programação completa disponível no site www.chorojazz.com


Fonte: Caderno 3 - Diário do Nordeste (06/ 12/ 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário