domingo, 13 de abril de 2014

Quixadá: “VEM PRA RUA”: Cidadãos se preparam para realizar protesto histórico em 1º de maio


O povo de Quixadá se prepara para ir às ruas da cidade cobrar a administração pública municipal. Uma manifestação cujo objetivo é alertar a gestão sob o comando do prefeito João Hudson está sendo organizada para acontecer no próximo dia 1º de maio. A precariedade nos serviços públicos, sobretudo na área da saúde, deve motivar a adesão de muitos quixadaenses.

O Monólitos Post conversou com Mailson Avelino, um dos organizadores do evento. Acompanhe a entrevista que fizemos.

Monólitos Post: Qual é a motivação por trás desta manifestação? 

Mailson: Entendemos que chegou a hora de cobrar do gestor seus compromissos. Quixadá a cada dia perde investimentos; a área de saúde enfrenta a maior precariedade dos últimos tempos, o povo está morrendo por falta de atendimento no hospital, e vimos que ou agimos agora ou a tendência é piorar.

Monólitos Post: Como a ideia surgiu e quem são os organizadores?

Mailson: A ideia surgiu de uma conversa com um empresário local; ele me deu a ideia e eu a assimilei. Passei alguns dias conversando com pessoas de vários segmentos e vi que o sentimento era o mesmo. A população está desacreditada na gestão, está pessimista com relação ao futuro. Não me autorizaram a divulgar os nomes dos organizadores com medo de represália.

Monólitos Post: Pelo menos você deixa claro que há, de fato, um grupo de organizadores. Que tipo de represália acha que eles podem sofrer?

Mailson: Algumas pessoas tem negócios com a prefeitura e dentro da prefeitura tem pessoas que preferem, ao invés do diálogo, o embate, a perseguição. E também entendemos que este movimento deve emanar do povo, cada um de nós, cidadãos honestos de Quixadá deve se sentir um organizador do evento.

Monólitos Post: Quais serão as reivindicações específicas?

Mailson: Este movimento busca principalmente a transparência nos gastos públicos; batemos o recorde de arrecadação e mesmo assim não temos os serviços essenciais. Mas também visa demonstrar para o prefeito municipal que o povo não está satisfeito com o modo que ele conduz a gestão. O Povo elegeu o João pensado em dias melhores, e isto não está acontecendo. Então, nada mais justo que esta manifestação pacífica cobrando simplesmente nossos direitos. E lhe afirmo mais: nos consideramos amigos do prefeito. Acho que estaremos ajudando ele, muito mais que aqueles que só dão tapinhas nas costas e dizem que tudo está bem.

Monólitos Post: Nas redes sociais, estão falando sobre carreata, “apitaço” e “panelaço”. Afinal o que será realmente? Como as pessoas poderão protestar?

Mailson: Esse movimento será único e será histórico em nosso município. Existe um sentimento de revolta com a gestão e este precisa ser extravasado de alguma forma pacífica. É importante mesmo que as pessoas levem apitos, panelas, e tudo mais que sua criatividade permitir; o que importa é fazer barulho pra ser ouvido.

Monólitos Post: Algum político de Quixadá manifestou intenções de participar ou até mesmo de financiar a manifestação?

Mailson: Até o momento nenhum, até porque não aceitaremos ajuda financeira de nenhum deles, não queremos partidarizar; e com relação à participação do cidadão, será uma honra contar com qualquer cidadão Quixadaense, desde o mais humilde até o mais rico ou com mais poder.

Monólitos Post: Fique à vontade para suas considerações finais.

Mailson: Queria só finalizar agradecendo o espaço, e dizer que esta será uma oportunidade ímpar para o povo de Quixadá. Temos que nos unir nesta hora difícil; temos de esquecer as diferenças politicas, pois o que importa é nosso município, outrora o mais importante do sertão central e hoje motivo de chacota para todo o Ceará.
Mailson Avelino afirmou que em breve irá às rádios locais divulgar com mais detalhes todo o planejamento da manifestação. De acordo com ele, será uma manifestação apartidária e totalmente respeitosa e pacífica.
*A foto no topo é meramente ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário