domingo, 13 de abril de 2014

Pindoretama: Paróquia de Nossa Senhora das Graças realiza procissão de Ramos

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.
A paróquia de Nossa Senhora das Graças realizou na manhã deste domingo (13) a tradicional Procissão de Ramos, que abre as comemorações da Semana Santa da Igreja Católica de Pindoretama.

Uma multidão de pessoas acompanhou o Padre Alexandre Andrade. Durante o percurso todos cantavam os louvores da igreja e refletiam sobre a importância da data, como também, da mais importante semana para os cristãos.

E a tarde, na Igreja Matriz a programação segue voltada para a juventude pindoretamense, com a Jornada Paroquial com muitas orações, músicas e reflexões sobre o sentido maior da Pascoa.

Saiba mais um pouco sobre o Domingo de Ramos:

Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1Mateus 21:1-11Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).
Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.

De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) - “Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos”.

simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro

Por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário