quinta-feira, 17 de abril de 2014

Juazeiro do Norte quer ter cidade cenográfica

Com custo estimado em cerca de R$ 1,5 milhão, o projeto prevê a construção de seis cenários fixos
Polo de peregrinação romeira durante quase todo o ano, este município deverá ganhar, a partir do segundo semestre de 2014, uma cidade cenográfica para realização das encenações da Paixão e Morte de Cristo, durante o período da Semana Santa. O projeto já está protocolado junto ao Ministério da Cultura (Minc), em Brasília, e receberá investimentos de empresas do setor privado, uma multinacional e uma rede de lojas de móveis e eletrodomésticos, através de Leis de incentivo.

Com custo estimado em cerca de R$ 1,5 milhão, o projeto prevê a construção de seis cenários fixos que serão erguidos nas imediações do Luzeiro do Sertão. Na área serão construídas réplicas em tamanho original de locais que marcaram os últimos momentos de Jesus entre os homens. Entre os cenários, já estão definidas as edificações do local onde foi realizada a última ceia de Cristo junto aos seus apóstolos, bem como a construção do Palácio de Herodes e o Gólgota, onde Jesus foi crucificado e morto.

A ideia do projeto é transformar Juazeiro do Norte em corredor cultural entre os estados que compõem a região Nordeste garantindo, desta forma, maior crescimento de setores econômicos locais, como turismo, serviços e hotelaria, por exemplo. Os cenários serão assinados pelo juazeirense Demontieuz Araújo, que trabalhou na cenografia do filme nacional "A Caminho das Nuvens", protagonizado pelos atores Wagner Moura e Cláudia Abreu. A encenação da Paixão também deverá contar com nomes conhecidos do público nacional em seu elenco, a exemplo dos atores Eriberto Leão e Ângelo Paes Leme, cujo os contatos já estão sendo realizados, além de artistas locais que participam de grupos de teatro em atividade em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. A previsão é de que o elenco seja composto por cerca de 350 pessoas, entre atores e figurantes.

"O projeto também tem a finalidade de unir o trabalho artístico produzido na região do Cariri a grandes nomes da classe artística brasileira. Desta maneira, no nosso entendimento, haverá uma condição mais ampla de troca de experiências e maior aprendizado por parte dos atores e atrizes que farão parte do elenco da produção", explica o produtor executivo em projetos da Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Juraci Batista da Cunha Júnior.

Segundo ele, todos os cenários serão edificados em semelhança aos que existem na cidade cenográfica de Nova Jerusalém (PE), onde a encenação da Paixão de Cristo acontece há vários anos. "Nova Jerusalém servirá de modelo para que nós tenhamos a condição de mantermos toda a realidade possível na construção dos cenários que constam desse projeto", disse o produtor.

Na visão de Juraci Batista, a construção do cenário cenográfico da Paixão de Cristo em Juazeiro também ocasionará o surgimento de maior número de oferta de trabalho e maior geração de renda na cidade. "A construção da cidade cenográfica, aliada à realização de todo o trabalho que antecede as apresentações da encenação, resultará na necessidade de muita mão de obra especializada. Da confecção dos figurinos à alimentação de todas as pessoas envolvidas, além do número de turistas que visitarão o município na época das apresentações. Toda a cadeia produtiva será beneficiada. Além disso, haverá, também, grande número de atores da própria região contratados para fazerem parte do espetáculo. Temos, portanto, boas expectativas em relação à geração de empregos a partir do desenvolvimento desse nosso projeto", afirma.

O custeio para edificação dos cenários ficará a cargo de duas empresas do setor privado. Conforme o produtor executivo, as negociações em torno da liberação dos recursos estão bastante avançadas. "O município tem dialogado bastante na perspectiva de iniciarmos as construções dos cenários já no segundo semestre deste ano. Duas grandes empresas também estão envolvidas neste projeto, a Companhia Vale do Rio Doce e a rede de lojas Zenir Móveis. Todos os recursos serão captados através de leis de incentivo, como a Lei Rouanet, por exemplo", observou Juraci Batista.

Ele também destacou a importância de envolvimento do Estado como forma de garantir maior celeridade ao desenvolvimento do projeto. "A secretária de cultura do município, Marli Bezerra, esteve em Fortaleza no início da semana para solicitar o apoio da Assembleia Legislativa. Agora, está sendo trabalhada a possibilidade de audiência junto aos secretários estaduais da Cultura, Turismo e da Casa Civil, na intenção de que também seja firmada uma parceria com o Estado, objetivando maior rapidez no início das edificações", disse.

Caso os recursos para construção do cenário cenográfico sejam liberados dentro do cronograma previsto pela Secretaria de Cultura e Romaria (Secron) de Juazeiro do Norte, a previsão é de que até o próximo mês de agosto o elenco do espetáculo também já esteja definido. "Nós estamos trabalhando no sentido de que, a partir do segundo semestre, possivelmente no início do mês de agosto, os cenários já estejam sendo construídos e os ensaios estejam sendo realizados. A previsão é de muito trabalho para os próximos meses para que o resultado de todo esse esforço possa ser visto durante os três dias de apresentações que acontecerão no período da Semana Santa do ano que vem", concluiu Juraci Batista.

Roberto Crispim
Colaborador
Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura e
Romaria - Rua Santo Agostinho, S/N
Centro  - Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88)3512.3380

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário