quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Paixão de Cristo do Grupo Dias de Teatro, em Aracati


A valorização do patrimônio histórico é uma característica do espetáculo

Presente na cidade de Aracati há 11 anos, o Grupo Dias de Teatro apresenta nos dias 17 e 18 de abril o espetáculo A Paixão de Cristo, às 20h, em frente à Câmara Municipal, localizada no Centro Histórico de Aracati.

Com direção de Silvanise Ponciano, pesquisa de texto de Marciano Ponciano e figurino de Ricardo Freitas, o espetáculo conta com a participação de 50 atores, dentre estes jovens e adultos que diariamente vivenciam a experiência teatral.

O Grupo Dias iniciou as apresentações para retratar essa passagem da vida de Jesus há 7 anos, com o espetáculo A  Via Sacra, em que as estações aconteciam em diferentes pontos da cidade. Há três anos a ideia foi ampliada, e então aconteceu A Paixão de Cristo, que em seu primeiro ano ocorreu em um espaço fechado. No ano seguinte surgiu à ideia do espetáculo ser ao ar livre.

O local escolhido para a apresentação visa ressaltar a valorização do patrimônio histórico, a estrutura do espetáculo combina com o espaço dos casarões que retratam a história da cidade, o que gera um olhar diferenciado do público.

A diretora Silvanise Ponciano fala sobre a importância do trabalho de cada ator “Me sinto feliz por saber que eles acreditam no teatro, acreditam que esse espetáculo é importante para a cultura de nossa cidade, fico feliz por se sentirem motivados e vivenciarem esta emoção”.

Os atores do Grupo Dias, expressam suas habilidades também durante a preparação do espetáculo, através de oficinas trabalham na confecção de adereços e cenários. Ensinamentos que são repassados por artistas locais que tem o intuito de contribuir na realização desse projeto.

A dedicação dos atores torna este um espetáculo grandioso, durante os ensaios eles se preparam para apresentar ao público o melhor de suas atuações, para isso usam da concentração e dedicação durante o estudo para entender o personagem.

O ator Bruno Brasil, integrante do grupo desde o início que atuará como Pilatos fala de suas expectativas para o dia da apresentação “O público é muito importante para a realização do nosso trabalho, através dele acredito que o espetáculo pode se tornar um atrativo turístico de nossa cidade”.

Nascido nas aulas de teatro do Colégio Instituto São José o Dias de Teatro, ganhou esse nome por duas significações: homenagem ao Dr. Eduardo Alves Dias, um incentivador da cultura Aracatiense no passado; o outro significado faz referência à dinâmica do grupo e os encontros diários.

O grupo desde o início se preocupa com a valorização da cultura local e tem espetáculos que retratam a história do Aracati, entre eles “O Vento e o Tempo e Aracaty”, do escritor aracatiense Marciano Ponciano. Além de usar como palco as calçadas do Centro Histórico da cidade.

É possível acompanhar o trabalho e as ações que estão sendo desenvolvidas para a realização deste espetáculo através da página Dias de Teatro, no facebook.

Serviço:
A Paixão de Cristo, Grupo Dias de Teatro
Data: 17 e 18 de abril
Horário: 20h
Local: Em frente à Câmara Municipal, em Aracati.

Por Amélia Gomes – Especial para a Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário