sábado, 19 de abril de 2014

Quixaba comemora fundação com Paixão de Cristo e regata


Os moradores da praia de Quixaba, no Litoral Leste cearense, preparam vários eventos neste feriadão prolongado. A praia, uma das mais belas da cidade de Aracati, irá realizar amanhã, dentre outras atividades, a 2ª regata de Botes e Paquetes, em comemoração ao aniversário da comunidade que completa 102 anos. O evento é uma realização da Associação de Pescadores e conta com o apoio da TV Diário.

Ano passado a primeira regata foi realizada no mês de setembro, mas de acordo com um dos integrantes da Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais da Praia de Quixaba e Adjacências, Odilon Falcão, já era previsto para este ano a competição ser realizada em abril, em comemoração ao aniversário da localidade. O intuito é, de acordo com ele, movimentar o fluxo de turistas na praia.

Este ano o aniversário não poderia ter caído em um período melhor, o feriadão da Semana Santa.

Quixaba já é bastante conhecida na região por realizar, há mais de uma década e meia, a encenação da Paixão de Cristo, por isso a fama de "A Terra da Paixão". Este ano será realizado a 16ª edição do espetáculo sacro, que será hoje, em praça pública. No Sábado de Aleluia começa a programação em comemoração ao aniversário de Quixaba, às 21h30, com a tradicional Queima do Judas, atrações culturais e com os shows das bandas Forró Varada e Família Pé de Serra na Praça Central do distrito.

Na manhã do domingo, às 7 horas, acontece o tradicional café da manhã dos pescadores e logo em seguida se dará início à competição marítima. Está prevista a participação de 45 embarcações. As embarcações competirão em categorias e receberão prêmio em dinheiro e troféus as cinco primeiras embarcações de cada uma delas.

Para Odilon, já há muitas pessoas na comunidade, com muitas pousadas cheias.

"Esse ano esperamos um fluxo bem maior de turistas do que no ano passado. Estimamos em torno de oito a dez mil pessoas somente no domingo, na praia", conta o organizador.
Para o presidente, esse é um momento importante para consolidar o evento no calendário turístico do município e para destacar a praia de Quixaba entre um dos destinos mais procurados da região.

Mais informações

Paixão de Cristo e 2ª Regata de Botes e Paquetes da Praia de Quixaba - Aracati
Hoje e amanhã - (85) 9994.5529, Odilon Falcão, organizador.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário