domingo, 13 de abril de 2014

Fortaleza: Crianças lançam livro no encerramento de Feira

Por Bárbara Costa, da Redação.

Contação de histórias, shows de artistas cearenses e de outros estados e bate-papo com autores de livros infantis integraram a programação da Feira do Livro Infantil, que terminou neste sábado em Fortaleza. No encerramento, também foi lançado o livro "Contos das Crianças", etapa final do projeto "BÚ! Histórias de Medo e Coragem". Iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura, o projeto envolveu estudantes de 4º e 5º anos de mais de 500 escolas públicas do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Essa foi a quinta edição da Feira do Livro, que contou com a participação de cerca de 30 mil pessoas, de acordo com o coordenador da Feira, Almir Mota. Escolas de dez municípios enviaram grupos para conferirem a programação da Feira. "Ao todo, foram 52 escolas vindas não só da região metropolitana, mas também de municípios mais distantes, como Jaguaribe e Irerê", destaca Mota.
O evento contou com a participação de 28 editoras. "O Ceará é um dos estados que mais tem editoras. Esta edição também foi a que mais tivemos lançamentos de novos livros, 16 no total".
Para um dos escritores com livro lançado durante o evento, o mineiro Alexandre Azevedo, o livro infantil tem duas funções principais. "O livro infantil deve ter duas finalidades: ensinar e divertir. Não há nada mais divertido do que ensinar brincando".
A paixão de Alexandre Azevedo pelos livros vem da infância. "Tenho 92 livros publicados. Sempre fui um devorador de livros e devo isso à minha mãe, que tinha uma biblioteca".
Na opinião do autor, um dos diferenciais de hoje é o contato com os leitores. "Na minha infância, não lembro de ter conhecido autores. Hoje, nas feiras, as crianças podem ter contato com quem escreve". A educadora física Giselle de Paula, mãe de Vinícius, de 2 anos, acredita que a leitura deve ser incentivada desde cedo. "Retomei o gosto pelos livros na gravidez. Hoje, meu filho vê nos livros, brinquedos".

Kelly Garcia
Repórter

Matéria copilada do diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário