segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Aquiraz: 314 Anos de História e Belezas Naturais

Por Ricardo Costa, da Redação.


Nesta Quarta-Feira de Cinzas, 13 de Fevereiro, Aquiraz completa 314 anos.

Porém o Aniversário da Cidade será no próximo sábado (16/ 02), na Praça das Flores – Localizado na Sede do Município.
A Animação ficará por conta das Bandas As Coleguinhas e Forró dos Brothers.


Aquiraz – A Primeira Capital do Ceará. 

Situada na costa leste do litoral cearense, a 27 km de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda em suas raízes as tradições indígena e do colonizador europeu, não esquecendo os marcantes traços da cultura africana espalhados em todo município.

A então vila foi criada pela ordem régia de 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se, portanto, sede administrativa da capitania do Siará-Grande até o ano de 1726.

Aquiraz é conhecida como "a primeira capital do Ceará". Em seu perímetro central, situado em torno da bucólica praça Cônego Araripe, a qual tem traçado de missão jesuítica, encontram-se as principais edificações de interesse histórico-arquitetônico do local. Entre elas, podemos citar a imponente Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII. O templo apresenta ecletismo no estilo, predominando os traços barrocos e neoclássicos, frutos das várias modificações que passou ao longo dos anos. Destaca-se no nicho central do altar-mor a imagem do padroeiro São José de Ribamar, calçado de botas, relembrando o bandeirante audaz. Segundo a lenda, ela foi encontrada por pescadores em uma das praias do lugar. A princípio quiseram levá-la para um outro povoado, entretanto nem mesmo um carro de boi conseguiu removê-la. Porém, quando surgiu a ideia de que a Igreja de Aquiraz seria o melhor local para o santo, este ficou leve e uma só pessoa conseguiu transportá-lo. O "São José de Botas" continua sendo alvo de grande devoção popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário