quarta-feira, 30 de abril de 2014

Zoológico segue fechado na Capital


Cinco meses após interdição pelo Ibama, ainda não há previsão para a reabertura do espaço

Após cinco meses de interdição, o Zoológico Municipal Sargento Prata continua fechado. Em fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram constatados danos na estrutura e falta de profissionais, entre outros problemas que culminaram na proibição de visitantes. Novas vistorias foram realizadas pelo órgão e sua situação ainda será avaliada para a reabertura do equipamento.

De acordo com o site oficial da Prefeitura de Fortaleza, em outubro de 2013, registrou-se, na semana da criança, em torno de 13 mil visitas. Somente no dia 12, foram 7.940 pessoas. Cerca de um mês depois, o zoológico foi fechado e ainda não tem previsão para voltar às atividades corriqueiras.

Segundo o analista ambiental do Ibama, Daniel Accioly, nenhum bicho foi retirado do equipamento. "Todos os animais lá existentes antes da vistoria permanecem no local, sendo o plantel composto por cerca de 40 espécies de répteis, aves e mamíferos", certificou.

Inspeções ocasionais são executadas pelo Ibama e pela Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Nelas, foram notadas reformas realizadas pela Prefeitura da Capital.

O relatório final de constatação está em processo de elaboração. Depois, será enviado para a Superintendência do Ibama para análise e possível suspensão do embargo.

Irregularidades

O analista ambiental enumera as irregularidades que causaram a interdição. "A inexistência dos responsáveis técnicos, biólogo e médico veterinário, obrigatórios para a categoria de Jardim Zoológico; ausência de ambulatório adequado ao tratamento e atendimento dos animais; falta de convênio com laboratório de análises clínicas; carência de laudos de necropsia dos bichos que vieram a óbito nos últimos meses; falta de entrega do Relatório Anual de Atividades referente ao ano de 2012; e o não-cumprimento integral do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2004", afirma.

De acordo com a assessoria da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), todos os reparos exigidos pelo Ibama já foram executados, tanto nas reformas como nas contratações de funcionários.



Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário