quarta-feira, 30 de abril de 2014

Quadrilhas se preparam para festejos no Ceará

Cerca de 150 grupos participarão do tradicional São João do Ceará, realizado no próximo dia 30 de maio


Quem gosta da alegria, das comidas, das danças e das músicas típicas do período junino já pode ir se preparando para as festas de 2014. O tradicional São João do Ceará, evento anual promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), será realizado no próximo dia 30 de maio, em pleno coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira. Aquecendo para o mês em que se celebra o "Santo Festeiro", o espetáculo vai reunir as mais renomadas quadrilhas do Estado.

Cerca de 150 grupos da Capital, do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza participarão da quinta edição do festejo, que contará com uma novidade. A abertura do evento terá como principal atração o primeiro Festival de Música Junina, onde serão eleitas as dez melhores músicas-tema das apresentações desse ano. A competição, realizada em parceria com a Associação Cearense de Músicos (Ascemus), renderá aos vencedores a oportunidade de gravar um CD contendo as canções preferidas dos jurados.

Além da inovação, a festa será palco da escolha dos Destaques Fequajuce 2014. Integrantes das quadrilhas cearenses concorrerão aos postos de melhor rainha (adulta), melhor princesa (adulta) e melhor casal (adulto e infantil). Quesitos como desenvoltura, figurino e simpatia serão avaliados na disputa. No ano passado, os ganhadores receberam prêmios e representaram o Estado na Conferência Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq), sediada em Goiás.

Campeonato

No mês de julho, do dia 10 ao dia 17, a Fequajuce também organizará o Festival Cearense de Quadrilha Junina 2014, que irá selecionar, dentre os 150 grupos de dança locais, os 40 melhores. Destes, apenas um será escolhido para concorrer, pelo Ceará, no Campeonato Nacional de Quadrilhas.

Paulo Henrique Sampaio, diretor de eventos da Federação, ressalta que todas as quadrilhas do Estado já estão na fase final de preparativos para os eventos. Grupos como o Arraiá Esperança, do bairro Messejana, Filhos do Sertão, do Jardim das Oliveiras, Paixão Nordestina, do Vila Manoel Sátiro e Ceará Junino, do Álvaro Weyne, estão entre as companhias que ensaiam regularmente na Capital.

Segundo Márcio Martins, membro do conselho gestor da Fequajuce, a entidade espera que os festejos deste ano sejam especiais por conta da Copa do Mundo. "Acreditamos que, com a presença de pessoas de todo o mundo no Ceará, este será o melhor de todos os tempos", diz.

Edital

Também tendo em vista a chegada do mês de junho, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) abriu, para consulta pública, o Edital Festejos Juninos de Fortaleza 2014. A iniciativa municipal tem por objetivo reconhecer e premiar Festivais Juninos, Eventos Juninos de Rua, Grupos de Quadrilha (adulto e infantil), assim como ações que garantam o incentivo às tradições juninas em Fortaleza. O edital, que prevê um montante de aproximadamente R$ 700 mil para os trabalhos selecionados, pode ser acessado no site da Prefeitura e aceitará inscrições até hoje.

Serão escolhidos 85 projetos, sendo 40 de grupos de Quadrilha Junina Adulta, dez de Quadrilha Junina Infantil, sete de Festival Junino de Grande Porte (sendo um por Regional da cidade), sete de Festival Junino de Médio Porte (um por Regional) e 21 projetos de Evento Junino de Rua (até três por Regional).

Os grupos interessados em se inscrever no Edital se reuniram, ontem, em um Fórum na sede da Secultfor.



Fonte: Jornal  Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário